Topo

Globo vê audiência menor com "jogo da discórdia" resolvido às pressas

Jogadores do Palmeiras disputam lance com jogadores do Flamengo durante partida do Brasileirão 2020 - Marcello Zambrana/AGIF
Jogadores do Palmeiras disputam lance com jogadores do Flamengo durante partida do Brasileirão 2020 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

27/09/2020 20h21

A Globo não obteve grandes índices de audiência no empate em 1 a 1, entre Palmeiras e Flamengo, neste domingo (27), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confirmado alguns minutos antes do horário marcado após uma liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o assunto, a partida ficou abaixo do que a Globo fechou nos números nas últimas semanas, mesmo começando um pouco mais tarde do que normalmente de inicia uma partida. Mas o índice é considerado positivo mesmo assim.

Segundo dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pelo UOL Esporte, a partida comandada por Luís Roberto com comentários de Júnior, Paulo Nunes e Nadine Basttos, marcou 19 pontos de média na Grande São Paulo apenas durante o período de bola rolando, entre 16h22 e 18h16. O pico de audiência da partida foi de 22 pontos. No mesmo horário, o SBT e Record ficaram com 6. A Band ficou com 1 ao exibir o "Show do Esporte".

O índice é três pontos a menos que o futebol marcou na semana passada, com a exibição de Grêmio x Palmeiras, que bateu o recorde do Brasileirão 2020 nos domingos. Palmeiras x Flamengo marcou menos também que Fluminense x Corinthians, na semana retrasada, que alcançou 20 pontos de média. O jogo começou 22 minutos atrasado e fez a Globo mudar o seu protocolo de exibição.

Por volta das 15h37, no último break da sessão de filmes "Temperatura Máxima", Luís Roberto entrou no ar e explicou a situação de momento. Caso não o jogo não acontecesse, a emissora iria exibir o filme "Transformers: O Último Cavaleiro". 14 minutos depois, às 15h51, Luís voltou a entrar no ar em forma de plantão, e já atualizou os telespectadores da decisão do TST, que determinou a disputa da partida - e derrubou a escalação do filme.

"Vai ter jogo, meus amigos!", anunciou o narrador. Pouco depois, Luis Roberto teve que chamar um novo intervalo, mesmo já abrindo a exibição da partida, para que a Globo pudesse exibir os seus anunciantes do futebol e exibisse a sua tradicional vinheta de início de transmissões - como faz parte da entrega comercial, esse protocolo global é obrigatório.

Com a presença de Júnior e Paulo Nunes, todos concordaram que era impossível separar o que aconteceu no extra campo do que ocorreu em campo. "É impossível para um jogador deixar de lado isso", afirmou o ex-lateral do Flamengo. Paulo Nunes foi na mesma linha e comentou que não devia ter acontecido jogo: "Acho que não era dia de bola rolar, os jogadores perdem com isso".

Quem realmente criticou mais foi o narrador Luís Roberto. Durante toda a duração do jogo, ele chamou a partida de jogo da discórdia e criticou a falta de união dos clubes e a disputa judicial. "Um misto de insensatez, incoerência, falta de bom senso e insensibilidade", afirmou o narrador por diversas vezes. Vale ressaltar que os números podem sofrer alterações no consolidado, divulgado amanhã (28) pelo Ibope.