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Record estudou uso do nome Cartolouco antes de colocá-lo em A Fazenda 12

Lucas Cartolouco, participante de A Fazenda 12 - Reprodução
Lucas Cartolouco, participante de A Fazenda 12 Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

09/09/2020 18h33

Agora no confinamento de "A Fazenda 12", reality show apresentado por Marcos Mion na Record, Cartolouco teve sua participação bem discutida nos bastidores da Record. Por causa de alguns nomes internos, a emissora discutiu se poderia ou não ter problemas ao usar o publicamente o apelido de Lucas Strabko, que ganhou notoriedade por ter atuado por quase cinco anos no Esporte da Globo em reportagens bem-humoradas.

Segundo apurou o UOL Esporte, alguns membros da direção da emissora questionaram se não seria arriscado colocar um personagem que remete a uma marca da Globo, o Cartola FC, "fantasy game" do Campeonato Brasileiro criado pelo grupo de comunicação carioca.

Para executivos mais conservadores da Record, a ação poderia ser vista como uma propaganda indireta para o game da concorrente. Além de ter uma versão gratuita, a Globo fatura com o Cartola FC com assinaturas mensais.

Mas rapidamente, a situação foi normalizada. Quem defendeu sua escalação argumentou que Cartolouco já é uma marca própria e uma espécie de nome artístico. Um exemplo desta defesa foi uma reportagem realizada pelo UOL Esporte, em abril, quando Cartolouco deixou a emissora, que explicava que o nome já é uma alcunha pública e que não caberia problemas judiciais para o apresentador.

Por fim, um parecer jurídico interno também disse que não havia problemas nesse sentido, e Cartolouco pôde entrar tranquilamente. Para amigos, Strabko disse que entraria em "A Fazenda" pela curiosidade de participar de um reality show de confinamento. Ele também alegou que seria um grande desafio tentar ganhar o prêmio máximo, de R$ 1,5 milhão.

Para o apresentador, seria também uma forma de alavancar o seu canal no YouTube e ainda mais suas contas nas redes sociais, onde quer ser um sucesso ainda maior do que já é atualmente - e se possível, furar a 'bolha' do futebol.

Para isso, Lucas Strabko fez planejamentos. Ele deixou vídeos pré-gravados para seu time que ajuda nas redes sociais. Neles, Cartolouco tenta chamar a atenção para ideias que ativem sua audiência. Uma delas é a seguinte: se chegar a 500 mil seguidores no Instagram e a 200 mil inscritos em seu canal no YouTube, o atacante Ribamar, do Vasco, vai fazer uma tatuagem em Cartolouco assim que ele deixar o confinamento da Record.

Alguns vídeos em seu canal também foram programados nesse sentido. Mesmo no reality show, Cartolouco vai cumprir acordos comerciais de divulgação em suas redes sociais, ações que fechou recentemente com empresas como o site de apostas Betsul. Agora confinado, ele deixou orientações para sua equipe para fazer todas as ativações para as quais foi contratado.