Topo

Globo rebate Fla e diz que clube não pode usar TV oficial para exibir jogos

Bruno Henrique comemora com companheiros gol na partida Bangu x Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF
Bruno Henrique comemora com companheiros gol na partida Bangu x Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

19/06/2020 04h00

A Globo respondeu no fim da noite de ontem (18) o Flamengo, que havia manifestado em comunicado que a emissora poderia exibir a vitória contra o Bangu por 3 a 0, que marcou a retomada do Campeonato Carioca, se desejasse. O grupo de comunicação reforçou a defesa de que a medida provisória que determina o mandante como dono dos direitos de transmissão, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira, não vale para os contratos atuais.

A TV também manifestou que o clube carioca não pode usar a nova MP para exibir partidas com imagens na Fla TV, seu canal oficial na web, quando o time for mandante no Estadual. O posicionamento da emissora foi lida na íntegra durante o programa "Troca de Passes", do Sportv, na noite de quinta.

Segundo apurou o UOL Esporte, a nova nota em tom mais duro foi uma resposta ao curto comunicado do Flamengo, que afirmara aos seus torcedores "que a partida desta quinta-feira (18), às 21h, poderá ser transmitida por quaisquer dos seguintes canais de televisão do Grupo Globo: TV Globo, Premiere (pay-per-view) ou Sportv. Depende somente da vontade da empresa".

A nota não foi bem vista nos bastidores da emissora. Na interpretação dos executivos, o Flamengo quis "jogar para a torcida" a não exibição dos jogos. Também no mesmo comunicado, a Globo afirmou que, mesmo se desejasse, Bangu 0 x 3 Flamengo não teria transmissão em razão da falta de tempo para o planejamento ideal de uma cobertura deste porte.

Na MP editada e publicada ontem em uma edição extra do Diário Oficial da União, a exibição da partida passa a ser de responsabilidade do mandante do evento, e não mais das duas entidades envolvidas.

No documento, mais exatamente no artigo 42, é dito que "pertence à entidade desportiva mandante o direito de arena sob o espetáculo desportivo, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, fixação, a emissão ou transmissão, a retransmissão ou a reprodução dos direitos de imagem, por meio ou processo, do espetáculo desportivo".

Um evento só poderá ser negociado pelas duas equipes envolvidas, como acontece atualmente, quando o mando de campo não tiver um dono.

Veja a nota da Globo na íntegra:

"A Globo esclarece que o Campeonato Carioca foi cedido na vigência da lei que exigia concordância de ambos os clubes participantes do jogo para transmissão. A nova MP, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não altera essa sessão já atualizada, que é um negócio jurídico perfeito e garantido pela Constituição Federal. A Globo não detém os direitos sobre os jogos do Flamengo e por isso não irá transmiti-los. Da mesma forma, o Flamengo não poderá transmitir qualquer um de seus jogos, ainda que seja mandante, porque a Globo é detentora dos direitos dos demais clubes participantes do Campeonato Carioca. Ainda que a Globo tivesse os direitos de transmissão do jogo de hoje, não haveria tempo hábil para planejar a segurança das equipes que realizam a transmissão, além do que não está claro que o protocolo proposto pela Ferj é, de fato, seguro."