Topo

Avanço do Covid-19 adia negociações de direitos de transmissão no Brasil

OSCAR DEL POZO / AFP
Imagem: OSCAR DEL POZO / AFP

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/03/2020 04h00

O avanço da pandemia do Coronavírus em todo o mundo afetou diretamente não só o futebol dentro das quatro linhas, mas também fora delas. Negociações por renovações de direitos de transmissão foram suspensas por tempo indeterminado pelas empresas que negociam com TVs essas exibições.

Segundo apurou o UOL Esporte, a negociação parada que estava em estágio mais avançado era a do Campeonato Espanhol. O seu contrato de exibição com a ESPN Brasil e o Fox Premium, que dividem meio a meio a competição, foi interrompido em estágio avançado.

Diferente do que ocorreu nos últimos anos, a Mediapro, empresa espanhola que detém os direitos de negociação de La Liga, decidiu negociar com interessados diretamente, em vez de abrir um leilão. A emissora esportiva da Disney é justamente a maior interessada, porque tem jogos do Real Madrid e Barcelona uma de suas maiores audiências.

Outro campeonato que tem os direitos de transmissão encerrados ao fim da temporada, o Campeonato Alemão teria avanços importantes em abril para definir sua próxima emissora no Brasil - que até o fim da temporada será do Fox Sports.

O motivo das suspensões de negociações é totalmente compreensível. Tanto Espanha, quanto Alemanha, vivem um surto da pandemia do novo Coronavírus. Ambas as ligas dos países estão suspensas até abril, pelo menos.

Falando apenas de direitos negociados no Brasil, Band e DAZN adiaram reuniões que definiriam a renovação do contrato de licenciamento da Série C do Campeonato Brasileiro, que desde o ano passado é mostrada pela emissora paulista apenas para as regiões Norte e Nordeste. A negociação deverá ser retomada também quando a pandemia estiver controlada.