PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Quem é a atleta que inspirou o "macacão de uma perna só" usado por Serena

Serena Williams na primeira rodada do Australian Open 2021 - Getty Images
Serena Williams na primeira rodada do Australian Open 2021 Imagem: Getty Images

Leandro Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 04h00

Serena Williams surpreendeu na primeira rodada do Aberto da Austrália. Nem tanto pela já esperada vitória para cima da alemã Laura Siegemund (duplo 6/1), mas, sim, pelo visual. No último domingo (7), a ex-número 1 do mundo apareceu na Rod Laver Arena vestindo uma espécie de macacão de uma perna só.

Engana-se, porém, quem pensa que a escolha da roupa não tem uma explicação. Trata-se de uma homenagem à ex-atleta norte-americana Florence Griffith-Joyner, campeã olímpica em 1988.

O tributo não se dá por acaso. "Flo-Jo" era um ícone na mistura de moda e esporte nos anos 1980. E Serena Williams, além do tênis, se dedica à sua própria grife de roupas. Ela também já colaborou com coleções de grandes marcas esportivas.

"Fui inspirada por Flo-Jo, que era uma excelente atleta de atletismo, uma atleta incrível quando eu estava crescendo", disse Serena, após a estreia em Melbourne.

"Vendo seu estilo, sempre mudando, suas roupas sempre foram incríveis. Este ano, pensamos no que podíamos fazer para continuar a elevar o visual na quadra. A equipe da Nike pensou neste projeto inspirado em Flo-Jo. Eu estava tipo: 'Oh, meu Deus, isso é tão brilhante'", acrescentou.

Florence macacão - Getty Images - Getty Images
Florence Griffith-Joyner, campeã olímpica em 1988
Imagem: Getty Images
Ouro nos 100 e 200 metros nos Jogos de Seul, Florence Griffith-Joyner chamava a atenção pelo seu estilo extravagante. Unhas compridas e coloridas, cabelos longos e joias faziam parte do visual da corredora. Ela morreu aos 38 anos, em 1998, após um ataque epiléptico.

Vale lembrar que os "looks" de Serena Williams têm chamado a atenção nos últimos anos. Em 2018, em Roland Garros, a tenista vestiu um macacão preto inspirado no filme "Pantera Negra", mas a roupa acabou proibida pela organização no decorrer do torneio. No mesmo ano, ela usou um tutu de bailarina e meias-calças no Aberto dos Estados Unidos.

Serena volta às quadras nesta terça-feira (9) diante da sérvia Nina Stojanovic, número 99 do mundo. A norte-americana busca o 24º título de simples em Grand Slams, o que igualaria o recorde da australiana Margaret Court.

"Macacão de uma perna só" foi criado por acaso

Foi na Olimpíada de Seul que Florence Griffith-Joyner apareceu nas pistas pela primeira vez com o tal "macacão de uma perna só" cor-de-rosa. O curioso é que a roupa que marcaria a sua carreira foi criada por acaso.

Em entrevista à NBC em 1988, a própria corredora revelou que a peça foi fruto de um impulso criativo.

"Originalmente, era um macacão de duas pernas", disse.

"Eu estava no espelho, cortei uma perna e gostei de sua aparência. Peguei uma cueca e coloquei por cima de uma perna. E eu disse: 'Bem, parece bom, vou tentar isso'."

Ao todo, "Flo-Jo" levou quatro medalhas naquela edição dos Jogos. Além dos ouros nos 100 e 200 metros, ela foi campeã no revezamento 4x100 m e prata nos 4x400 m. A norte-americana também já havia sido medalhista na Olimpíada de 1984, em Los Angeles — 200 metros.

Esporte