Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Serena estreia com vitória e 'catsuit' de uma perna só no Australian Open

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

07/02/2021 23h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um primeiro game ruim, quase sonolento, com dupla falta e erros não forçados. Foi assim que Serena Williams abriu sua participação no Australian Open. Foi também o único momento em que sua vitória esteve em dúvida - se tanto. Diante da alemã Laura Siegemund, #49 mundo, que esteve longe de inspirada, a americana de 39 anos fez 6/1 e 6/1 em apenas 56 minutos, classificando-se sem drama à segunda rodada do torneio.

Se a partida não foi lá muito emocionante, o modelo vestido por Serena Williams - uma espécie de catsuit de uma perna só - foi interessante o bastante para ser o assunto das redes sociais. Já no primeiro game, Judy Murray, mãe de Andy e Jamie Murray, comentava o modelito.

Atual número 11 do mundo, a veterana segue tentando conquistar seu 24º título de slam em simples, o que igualaria o recorde da australiana Margaret Court, maior vencedora da história. A próxima adversária de Serena em Melbourne será a sérvia Nina Stojanovic, #99, 24 anos, que estreou fazendo 6/3 e 6/4 em cima da romena Irina Camelia Begu

Como aconteceu

Serena abriu a partida se movimentando mal, cometendo uma dupla falta e um erro não forçado. Siegemund conseguiu a quebra, mas não aproveitou a vantagem. Logo no segundo game, também perdeu o saque logo depois de também cometer uma dupla falta e um erro não forçado. Depois disso, como costuma acontecer, a americana foi se soltando, movimentando-se melhor e errando menos. Ela precisou de apenas 27 minutos para fazer 6/1.

Nada mudou no começo do segundo set. Serena logo abriu 2/0 e seguiu dominando uma Siegemund que não conseguia nem alongar os pontos, muito menos forçar erros da favorita. A alemã só conseguiu confirmar o saque depois de perder dez games seguidos. A essa altura, o placar já mostrava 6/1 e 4/1 para a veterana, e Siegemund somava apenas três winners e 18 erros não forçados. O gamezinho da alemã não afetou a partida. Dois rápidos games depois, Serena fechou o jogo.

A americana terminou a partida com 80% dos pontos vencidos com o primeiro saque, somando 16 winners e 15 erros não forçados. Siegemund conseguiu vencer apenas 26% dos pontos com o primeiro serviço. A alemã fechou o jogo com quatro winners e 20 falhas.

O que significa

É cedo demais para uma análise profunda sobre a forma de Serena e suas chances neste Australian Open. O nível demonstrado por Siegemund nesta segunda-feira tampouco ajuda a análise, já que a americana foi muito pouco exigida. É possível, porém, fazer duas constatações: 1) Serena aproveitou o dia ruim da oponente para disparar e conquistar uma vitória fácil. Em outras ocasiões, a americana sofreu mais em estreias; e 2) Outro positivo foi o curto período de tempo em quadra. Aos 39 anos, cada minuto economizado faz diferença na segunda semana do torneio, quando os jogos são mais duros e exigem mais do corpo.

Osaka também avança

Pouco antes, na primeira partida disputada na Rod Laver Arena, a japonesa Naomi Osaka, atual campeã do US Open e número 3 do mundo venceu sem grandes problemas. Ela fez 6/1 e 6/2 sobre a russa Anastasia Pavlyuchenkova e avançou para formar um dos duelos mais interessantes da segunda rodada. Osaka vai encarar a ex-top 5 francesa Caroline Garcia, atual #43. Neste domingo, Garcia fez 7/6(6) e 6/3 contra Polona Hercog.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.