Topo

Teliana derrota alemã em Florianópolis e conquista segundo título em 2015

Teliana derrotou a alemã Annika Beck por 2 sets a 1 e encerrou jejum de 28 anos - AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
Teliana derrotou a alemã Annika Beck por 2 sets a 1 e encerrou jejum de 28 anos Imagem: AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA

Do UOL, em São Paulo

01/08/2015 13h46

A brasileira Teliana Pereira conquistou neste sábado o WTA de Florianópolis, seu segundo título na temporada 2015 e na carreira como profissional. Na decisão disputada no Estádio Gustavo Kuerten, no Costão do Santinho, Teliana derrotou a alemã Annika Beck por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/1.

Foi o terceiro confronto entre Teliana e Annika no circuito profissional. Antes deste sábado, a brasileira havia levado a melhor no qualifying do WTA de Grado (Itália) em 2011, mas tomado o troco ao abandonar na estreia do WTA de Bad Gstein (Áustria) neste ano.

Foi a terceira final de Teliana na temporada 2015, a segunda em um torneio WTA. Nas decisões anteriores, ela havia vencido o WTA de Bogotá (contra a cazaque Yaroslava Shvedova) e o ITF de Medelín (contra a paraguaia Veronica Cepede Royg), ambos na Colômbia.

De quebra, o título foi o primeiro de uma brasileira atuando em casa em 28 anos. O último troféu de uma brasileira atuando diante da torcida havia sido conquistado por Niege Dias, em 1987, no Brasil Open disputado no Guarujá (SP).

Quarta cabeça de chave da competição, Teliana passou por Maria Irigoyen (Argentina) Risa Ozaki (Japão), Laura Siegemund (Alemanha) e Anastasija Sevastova (Letônia) até a decisão. Já Anikka Beck, terceira favorita, eliminou Carolina Alves (Brasil), Alizé Lim (França), Gabriela Ce (Brasil) e Bethanie Mattek-Sands (Estados Unidos) para chegar à final.

Fases do jogo

Teliana, atual número 78 do mundo, abriu o jogo sacando e foi quebrada por Beck, mas devolveu a quebra no segundo game e fez 1/1. Na sequência, a brasileira confirmou seu saque e conquistou mais um break point, abrindo 3/1 na parcial. A partir daí, as duas tenistas passaram a confirmar seus saques até o placar de 5/3.

No nono game, Teliana sacou para fechar o set, mas sofreu mais uma quebra de Beck, que fez 5/4. Mesmo assim, devolveu no saque da adversária e fechou o primeiro set em 6/4.

Na segunda parcial, Teliana demonstrou falta de concentração, e quase cedeu duas quebras nos três primeiros games – no terceiro, conseguiu confirmar seu saque e viu Annika Beck ficar com 2/1. Aí, mais atenta, conquistou o break point no quarto game e empatou o set em 2/2, equilibrando novamente as ações no jogo.

A paridade no placar se manteve até o nono game, quando a alemã impôs mais uma quebra à tenista da casa e fez 5/4. Teliana bem que tentou reagir, mas Annika Beck confirmou seu saque e fechou a parcial em 6/4, empatando o jogo em 1 set a 1.

No terceiro set, Teliana conquistou uma boa vantagem. Depois de abrir 2/1 nos três primeiros games, impôs uma quebra a Annika Beck e confirmou seu serviço, fazendo 4/1 no placar. Com uma nova quebra no sexto game, a brasileira fez 5/1, e precisou apenas sacar para fechar a partida.