Ninguém é campeão de tudo

Nenhum time brasileiro ganhou todos os troféus disputados atualmente, mas dois estão perto disso

Arthur Sandes Do UOL, em São Paulo

O futebol brasileiro tem a sorte de ser composto por vários clubes supercampeões, mas os troféus nem sempre são tão variados. Alguns times se tornam tradicionais em um torneio específico, outros se acostumam a dominar os pontos corridos, mas não o mata-mata (ou o contrário), e apenas poucas equipes se destacam pela diversidade de taças em sua sala de troféus. No Brasil, ninguém é campeão de tudo.

O UOL Esporte lista os campeonatos que são jogados atualmente por times brasileiros para saber quem está mais perto de ganhar todos os troféus disponíveis. No momento Corinthians e Internacional estão perto, mas a boa fase atual de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras pode equilibrar esta corrida. A grande diferença entre todos eles é o Mundial de Clubes da Fifa, naturalmente o mais difícil de vencer, afinal exige (quase sempre) também um título de Libertadores.

É este troféu que dá vantagem para Corinthians, Inter e São Paulo na comparação com os rivais (confira os critérios mais abaixo). De todos eles, o Internacional se destaca por ter sido proclamado o Campeão de Tudo em 2008, quando conquistou a Copa Sul-Americana com Guiñazú, D'Alessandro e cia. O apelido era merecido, porque o Colorado de fato tinha vencido tudo o que havia para vencer na época. Acontece que a Supercopa do Brasil voltou a existir há dois anos, e esta taça o Inter não tem em sua sala de troféus. Para ter a chance de vencê-la, porém, terá que ganhar o Brasileirão ou a Copa do Brasil.

Arte/UOL

Os critérios do levantamento

O recorte dos clubes é uma costura de dois critérios: times que são considerados "os 12 grandes" ou que venceram torneios internacionais vigentes (caso do Athletico). É por isso que Bahia, Coritiba, Guarani e Sport estão ausentes mesmo tendo sido campeões brasileiros.

O levantamento tem critérios exigentes: só valem os campeonatos que são disputados ainda hoje. O Mundial só entra na conta se tiver sido organizado pela Fifa, como é hoje. O Brasileirão só vale a partir de 1971, a primeira edição com este nome e em formato próximo ao atual. Os estaduais foram unificados em um fator só, afinal é impossível que Flamengo ou Vasco sejam campeões paulistas ou que o Santos vença o Gauchão e assim por diante. A Primeira Liga foi descartada por não existir mais; e as copas regionais, como a Copa Verde e a Copa do Nordeste, não aparecem simplesmente porque os clubes da lista não as disputam.

Quem será o primeiro a ganhar tudo?

O São Paulo parece mais próximo, pois vem sendo mais competitivo do que o Inter nos últimos anos e pode em breve emendar Copa e Supercopa do Brasil. Corinthians e Flamengo dependem da Sul-Americana, mas disputá-la já sinaliza má fase, fora da Libertadores com sua "farra" de vagas, e as chances do título inédito já ficam reduzidas.

André Rocha, blogueiro do UOL

Para os clubes que não têm o Mundial de Clubes da Fifa, a tarefa não será fácil. Pela enorme diferença para os times europeus, essa missão é quase impossível. Então Corinthians, Inter e São Paulo largam na frente, com Corinthians com a maior chance por precisar apenas da Sul-Americana. O São Paulo, teoricamente, seria o segundo com mais chances.

Rodolfo Rodrigues, blogueiro do UOL

Bem, me desculpem, mas obviamente o Corinthians é quem está mais perto. Só falta a Sul-Americana, que o time tem chance de disputar ainda nesta temporada conforme seja a previsível eliminação da Libertadores. Seria um triste consolo, mas, de todo modo, um consolo.

Juca Kfouri, blogueiro do UOL

Quem já tem o Mundial da Fifa leva grande vantagem nessa corrida porque a cada ano ficará mais difícil um sul-americano ganhar esta competição. Vejo Corinthians e Inter como favoritos para completar a galeria primeiro simplesmente porque só falta um troféu para cada.

Perrone, blogueiro do UOL

Pode ser que seja o Corinthians mesmo. E ainda neste ano! O Timão não deve se classificar para as oitavas da Libertadores. Por isso, é possível que acabe herdando uma vaga na Sul-Americana, única competição que ainda não conquistou.

Milton Neves, blogueiro do UOL

+ Especiais

Ettore Chiereguini/AGIF

Palmeiras destrói o SPFC, é campeão paulista e aquece debate sobre qual a era mais vencedora do clube.

Ler mais
ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Fluminense e Abel Braga dão o troco no Flamengo no Carioca e são campeões após longo tempo

Ler mais
Universal/Corbis/VCG via Getty Images

Ruy Castro desvenda os mitos que envolvem Garrincha, um dos maiores jogadores do futebol brasileiro

Ler mais
Ricardo Saibun/Gazeta Press/Folhapress

A lesão que não me definiu: Maikon Leite conta como superou uma das fases mais difíceis de sua vida no futebol

Ler mais
Topo