Brasileirão ainda é de Jesus

Líderes Inter e Flamengo empatam e mostram que legado do português está vivo no campeonato

Do UOL, em São Paulo Pedro H. Tesch/AGIF

O Flamengo esteve atrás duas vezes, mas buscou o empate com Internacional, ontem (25), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O placar mantém a disputa pelo primeiro lugar acirrada.

Thiago Galhardo e Abel Hernández marcaram pelo Colorado; Pedro e Everton Ribeiro foram às redes pelo Rubro-Negro. Os dois times têm 35 pontos. O Inter é líder graças ao saldo de gols. O Atlético-MG, que no sábado empatou com Sport, tem um jogo disputado a menos e aparece com 32 pontos, em terceiro.

O Flamengo já havia cruzado o caminho do Inter no ano passado, mas as lembranças são doces apenas para os cariocas. Mas as marcas da eliminação nas quartas de final daquela Libertadores, que o clube do Rio de Janeiro conquistaria mais tarde, não foram totalmente negativas para o time do Sul. O modelo campeão do Rubro-Negro inspirou o Colorado a uma mudança de rumos que se reflete na briga pela primeira posição do Brasileirão.

O jogo de ontem ganhou ares de decisão. Empatados com 35 pontos, colorados e rubro-negros fizeram um jogo-chave e colocaram frente a frente ideias de futebol que guardam algumas semelhanças importantes.

Allan Carvalho/AGIF

Os jogos válidos pelas quartas de final da Libertadores de 2019 foram em agosto do ano passado, mas seguem influenciando os líderes do Brasileirão. Na ocasião, havia uma diferença gritante nos modelos de jogo e nos estilos dos times. De um lado, um Inter defensivo, com linhas mais baixas e que buscava contra-ataque. Do outro, estava um Flamengo, que povoava o campo rival e amassava seu oponente na busca pelos gols.

As semelhanças com Jesus vão da formação utilizada em campo (4-1-3-2) à busca pelo ataque. Do comportamento enérgico à procura por intensidade durante todos os jogos e treinos. O próprio comandante argentino admitiu, quando foi apresentado, que o sucesso de estrangeiros no Brasil lhe deu tranquilidade para buscar o primeiro trabalho no país.

Os feitos de Jesus solidificaram os passos que Coudet pretende trilhar. Com os triunfos em campo e ainda mais dinheiro em caixa, o Flamengo seguiu seu caminho iniciado na temporada passada, foi ao mercado e melhorou o seu elenco. Ainda que tenha perdido o Mister para o Benfica, a cúpula manteve o estilo arrojado e trouxe Domènec Torrent para o comando do time.

Com conceitos vistos como atuais, o catalão foi o escolhido para dar sequência a um trabalho que já vinha antenado com o que acontece no futebol europeu. Os resultados demoraram um pouco, mas o Rubro-negro encontrou seu rumo e nem precisou ser exuberante para alcançar os ponteiros do campeonato nacional e passar sem sustos para as oitavas de final da Libertadores.

Pedro H. Tesch/AGIF

Posse de bola destaca liderança na tabela

O Brasileirão está chegando ao fim do primeiro turno. Na 18ª rodada, Inter e Flamengo disputaram a liderança em um jogo acirrado. O time de Coudet utilizou a pressão alta para forçar o Flamengo a errar duas vezes com a saída de bola e, assim, marcou o segundo gol e manteve a vantagem até os 49 minutos do segundo tempo. Everton Ribeiro, de cabeça, marcou de dentro da área.

Os líderes da tabela também estão entre os times com mais posse de bola no campeonato. O Atlético-MG, que atualmente ocupa a terceira posição na classificação, é quem mais tem domínio da redonda: até o momento, o time de Sampaoli passou 57,4% do tempo precisando propor o jogo. Além de segurar a bola, o Galo tem criado muitas chances reais de gol: só no jogo contra o Sport, no sábado (24), finalizou 13 vezes, contra 0 do adversário apenas no primeiro tempo.

O Flamengo é o segundo time que mais segurou a bola até o momento no Brasileirão. Sob o comando de Dome, a equipe apresenta 57% de posse. Na partida de ontem, a zaga do time falhou. Confiante em sua saída de bola, o Rubro-Negro não desistiu do estilo em momento algum. Mas, com a boa pressão exercida pelo Inter, "entregou" duas oportunidades que viraram gols do Colorado.

Quando acertou a saída, encontrou o sistema defensivo gaúcho desequilibrado e soube aproveitar. Sem abdicar do ataque, sem desistir de suas convicções, o Flamengo manteve a mesma postura por todo jogo. Tanto pressionou no fim que conseguiu o empate.

O Inter está em sexto lugar entre os times com mais controle. Ainda assim, é o clube que menos precisa finalizar para marcar - o elenco de Coudet tem média de 11,1 chutes a gol por partida. Em 18 jogos, marcou 30 vezes. Por jogo, o clube tem uma média de 1,5 gol.

O Athletico Paranaense destoa na relação entre topo da tabela e posse de bola: o clube passa, em média, 55,8% do tempo de jogo no comando. Entretanto, ocupa a 18ª posição da tabela - compondo os quatro clubes que estão na zona de rebaixamento.

Opinião dos colunistas

Uol

Menon

Santos perde com crianças em campo. Pelé e Coutinho. Neymar. Diego e o condenado por estupro. Juari. O Santos sempre lançou adolescentes. Os raios não se cansam de cair na Vila Famosa.

Ler mais
UOL

Juca

Verdão não agrada e goleia. E quando agradar? O primeiro tempo corria lento em Goiânia, monótono, modorrento, daqueles que até os jogadores pedem cama, imagine quem o vê.

Ler mais
Uol

Julio Gomes

Inter e Flamengo fizeram um senhor jogo de futebol. O resultado importa? Sim, claro que importa. Essencialmente para os torcedores e, claro, para os profissionais envolvidos.

Ler mais
Divulgação/Santos

Jogador mais jovem da história do Campeonato

O Santos colocou em campo neste domingo (25) mais uma joia da sua base, o atacante Ângelo, de apenas 15 anos, que se tornou o jogador mais novo a atuar na história da competição desde 2003, no início da era dos pontos corridos.

Nascido no dia 21 de dezembro de 2004, Ângelo Gabriel Borges Damaceno, 15 anos, 10 meses e 4 dias, assinou seu primeiro contrato como profissional na última sexta-feira (23) e já foi relacionado e colocado em campo pelo técnico Cuca na derrota para o Fluminense, no Maracanã.

O Peixe é o clube que mais utilizou jogadores da base nesse Brasileirão (15, ao lado do Flamengo).

Pelo Santos, Ângelo é agora o segundo jogador mais novo a estrear pelo clube, atrás apenas de Coutinho, superando ainda a marca de Pelé, que também fez seu primeiro jogo aos 15 anos, 10 meses e 15 dias.

Foram bem

  • Artur

    Jogador mais agudo do elenco do Bragantino, Artur teve primeiro tempo inspirado. Partiu para cima, criou boas jogadas e fez uma verdadeira bagunça pelo lado esquerdo da zaga do Goiás.

    Imagem: Ari Ferreira
    Leia mais
  • Luan Polli

    Luan fechou o gol do Sport. Foram pelo menos cinco ótimas defesas ao longo do jogo. A primeira finalização do time (para fora) foi só aos 37 do segundo tempo, contra mais de 20 chutes do Atlético. Nos principais lances dos anfitriões, Luan estava lá para evitar o gol.

    Imagem: CRISTIANE MATTOS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
    Leia mais
  • Thiago Galhardo

    Ao marcar contra o Flamengo, Thiago Galhardo chegou aos 15 gols no Brasileirão. O recordista neste formato da competição é Gabigol, que fez 25 no ano passado.

    Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF
    Leia mais
  • Pedro

    Pedro, centroavante do Flamengo, atuou com bastante mobilidade e deu trabalho para a zaga colorada. Além de armar boas jogadas, o jogador fez um belo gol após arrancada com a bola desde o meio campo. O lance terminou com a bola colocada no canto esquerdo de Marcelo Lomba.

    Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Foram mal

  • Caju

    Caju certamente deixou o torcedor do Goiás na bronca. O lateral esquerdo foi protagonista de uma "pixotada" no lance do primeiro gol do Bragantino. Após um cruzamento, ele tentou tirar, errou feio e complicou o companheiro Tadeu. O goleiro até tentou afastar o perigo, mas já era tarde.

    Imagem: Divulgação/Goiás
    Leia mais
  • Jean

    Ex-goleiro do São Paulo, Jean teve participação importante na derrota do Atlético-GO para o Palmeiras. O camisa 1 tentou sair jogando, sem pressão, e passou errado, no pé de Luiz Adriano. Se o Dragão tinha alguma esperança de empatar, após o lance, que deixou o placar em 2 a 0, a situação ficou muito difícil.

    Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF
    Leia mais
  • Sasha

    Sasha quase não participou do jogo contra o Sport. O Atlético-MG teve 14 finalizações só no primeiro tempo, mas o atacante não foi responsável por nenhuma. Bastante sumido, apareceu um pouco mais na etapa final, mas deixou o campo aos 20 minutos do segundo tempo.

    Imagem: Gabriel Machado/AGIF
    Leia mais
  • Santos

    Duas saídas de gol erradas de Santos resultaram na vitória de virada do Grêmio sobre o Athletico. Na primeira, em uma sobra de escanteio, a bola acabou espalmada para o meio da área pelo goleiro. Thiago Heleno desviou e marcou contra. Depois, em falha da zaga do Furacão, titubeou e acabou encoberto por Ferreira.

    Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
    Leia mais
Gabriel Machado/AGIF

Mesmo sem MP, Athletico transmite jogo com o Grêmio

Mesmo após a queda da MP do Mandante, que perdeu validade no dia 16 de outubro, o Athletico resolveu continuar exibindo partidas por meio de um serviço de pay-per-view próprio. Ontem (25), o clube cumpriu a promessa de transmitir o jogo contra o Grêmio, que a princípio seria "cego" por causa da falta de acordo do clube de Curitiba com a Globo.

O Grêmio tem contrato em TV aberta, TV por assinatura e pay-per-view com o Grupo Globo, o que a princípio deveria tornar a transmissão ilegal. O jogo é exibido em uma nova plataforma chamada Furacão Live, uma evolução do antigo Furacão Play.

O clube paranaense anunciou a iniciativa por volta das 15h nas redes sociais, cerca de três horas antes do início da partida. O Athletico começou a vender pacotes para o público e prometeu que mostraria o confronto com imagens ao vivo, mesmo sem acordo com o Grêmio - de acordo com a lei, um jogo só pode ser transmitido com a concordância dos dois times.

Ao UOL Esporte, Beto Carvalho, executivo de marketing do Grêmio, afirmou que o tricolor gaúcho não foi informado sobre a transmissão e que levou equipe completa da rádio do clube acreditando que o jogo seria "cego". Desde o dia 16 de outubro, a MP 984, que dava ao clube mandante o direito de transmissão de uma partida de futebol, não tem mais validade. O Athletico tem uma liminar favorável para transmissão em pay-per-view, obtida quando a MP ainda estava em vigor.

Desde o dia 16 de outubro, a MP 984, que dava ao clube mandante o direito de transmissão de uma partida de futebol, não tem mais validade. O Athletico tem uma liminar favorável para transmissão em pay-per-view, obtida quando a MP ainda estava em vigor. Para sócios do Athletico e torcedores localizados no estado do Paraná, o pacote foi vendido por R$ 24,90. Também foi possível assinar o serviço de outros lugares do país por R$ 34,90. Além de partidas ao vivo, o Furacão Live promete também cobertura pré e pós-jogo.

Fernando Moreno/AGIF

Atlético-MG chega mas não finaliza

O Atlético-MG perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Brasileirão na noite de sábado (24). Apesar de ter chegado ao gol adversário 13 vezes só no primeiro tempo - contra zero chutes a gol do Sport -, o time foi barrado pela excelente atuação do goleiro Luan Polli.

O Galo é terceiro colocado da tabela ficou no empate em 0 a 0 com o Sport no Mineirão. Mesmo com mais de 20 finalizações na partida, o time parou em Luan, principal responsável pela igualdade no placar.

Com o resultado, o Atlético foi aos 32 pontos e segue atrás de Flamengo e Internacional, ambos com 35. O Sport saiu de campo comemorando o resultado e vai aos 21, ficando no 12º lugar.

Ler mais
Diogo Reis/AGIF

RB peca em cobranças de pênalti

Os lances parados de dentro da área têm sido o ponto fraco do Red Bull Bragantino. De todas as penalidades que o clube teve a seu favor, nenhuma foi convertida em gol. Na 9ª rodada, contra o São Paulo, o time perdeu duas cobranças no Morumbi.

O Brangantino vencia por 1 a 0. Aos 16 minutos do segundo tempo, os visitantes tiveram uma chance de ampliar: Claudinho cobrou falta, e Luciano encostou o braço na bola. Depois de consultar o VAR, o árbitro anotou o pênalti. Claudinho, porém, chutou para fora.

Na parte final, os visitantes ficaram outra vez perto de marcar. Aos 36, Artur cobrou falta na entrada da área e acertou a trave. Quando o jogo caminhava para o fim, Aderlan foi derrubado por Léo Pelé e o árbitro anotou o pênalti. Desta vez, Artur cobrou e acertou a trave para manter o placar com o 1 a 1.

Na 12ª rodada, na partida contra o Vasco, Alerrandro foi quem perdeu o pênalti. Aos 35 minutos da etapa inicial, o Bragantino teve uma marcação a seu favor após a arbitragem enxergar mão na bola do volante Bruno Gomes. No entanto, Fernando Miguel defendeu o chute de Alerrandro.

A maré de azar se confirmou na 18ª rodada contra o Goiás. Aos 48 minutos do segundo tempo, Claudinho foi derrubado dentro da área, e o juiz determinou o pênalti. Na cobrança, Tonny Anderson chutou e o goleiro Tadeu defendeu.

Ler mais

Frases da rodada

Uma tristeza muito grande o resultado pela forma como o time fez o jogo. Lamentavelmente, não acertamos o gol. São jogos que merecem um pouco mais de tranquilidade para finalizar as jogadas.

Jorge Sampaoli, Técnico do Atlético-MG

O time evoluiu um pouco sim, mas muito pouco. Temos muita coisa a fazer ainda, demos sequência ao trabalho que vinha sendo feito. Mas ainda temos dois jogos antes da virada do turno, temos as oitavas da Copa do Brasil e Libertadores.

Andrey Lopes, Técnico interino do Palmeiras

Avaliar a arbitragem é ruim. Não é função minha, mas o lance [do Hudson em Soteldo] era para vermelho, estava a cinco metros de mim. Não adianta passar essa situação para o árbitro de vídeo, é uma sensação que tem que ter no campo.

Cuca, Técnico do Santos

#BrasileirãoFacts

  • Weverton deixa de usar a camisa 1

    Weverton decidiu mudar mais uma vez sua numeração no Palmeiras e voltará a vestir a camisa 21 no Brasileirão e na Copa do Brasil. O goleiro só usará a 1 na Libertadores, pois o torneio obriga que os atletas inscritos usem da 1 a 30. Isto influenciou também na camisa de Wesley, antes 21.

    Imagem: Cesar Greco
    Leia mais
  • Eduardo quebra jejum de 13 anos

    Depois de 170 jogos, 13 anos e quase 15 mil minutos em campo, o lateral direito Eduardo, do Ceará, conseguiu finalmente marcar seu primeiro gol em Campeonatos Brasileiros e deixar, assim, de ser o jogador há mais tempo sem balançar as redes. O gol que quebrou o período histórico garantiu a vitória do time sobre o Coritiba por 2 a 1.

    Imagem: Kely Pereira/AGIF
    Leia mais
  • Marinho homenageia Pelé

    Marinho voltou ao time do Santos na tarde de ontem (25), na partida contra o Fluminense, e foi protagonista de uma homenagem a Pelé. A pedido do próprio Rei do Futebol, utilizou o número 80 em referência aos 80 anos do ex-jogador, completados na última sexta-feira (23).

    Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF
    Leia mais
  • Demissão de Jorginho

    A derrota para o Ceará custou o emprego do técnico Jorginho no Coritiba. A diretoria do Coxa anunciou ontem a saída do treinador, que comandou o clube por apenas 13 partidas, com três vitórias, quatro empates e seis derrotas. Além de Jorginho, o clube também dispensou o auxiliar Luiz Iubel e o preparador físico Joelton Urtiga.

    Imagem: Gabriel Machado/AGIF
    Leia mais
Thiago Ribeiro/AGIF

Datas alteradas

A Globo utilizou, mais uma vez, o jogo do Corinthians para enfrentar a Libertadores no SBT. A emissora carioca transmitiu a vitória do Timão sobre o Vasco por 2 a 1, pela 18ª rodada do Brasileirão, na quarta-feira (21). No mesmo dia, O SBT teve a última rodada da fase de grupos da Libertadores, com jogos de Flamengo e São Paulo. A partida, que deveria ter acontecido neste fim de semana, foi adiantada para suprir a agenda.

Na capital paulista, o Corinthians tem conseguido índices acima de 24 pontos de audiência e fechado na liderança com tranquilidade, mesmo em má fase técnica. Mas como mostrou UOL Esporte, o clube protagoniza em uma overdose na emissora - exagero que parece desgastar até mesmo o público do canal.

Semana após semana, os números estão caindo, também pela má fase em campo do Corinthians. A repetição por parte da Globo virou até piada interna.

Além da partida entre Corinthians e Vasco, o fim de semana perdeu mais dois jogos - esses, adiados: São Paulo x Botafogo e Fortaleza x Bahia estão sem datas definidas. Isso porque o time comandado por Fernando Diniz enfrentou o clube cearense no domingo (25) pela Copa do Brasil.

Ler mais
Heber Gomes/Atlético-GO

Dedo de Mancini

Duas das substituições feitas por Mancini no jogo confirmaram a vitória do Corinthians em São Januário. Na partida de quarta-feira, o time conseguiu fôlego ao se distanciar da zona de rebaixamento. O técnico começou a partida com Cazares - substituindo o suspenso Otero - e Gabriel Mantuan, cria da base.

O equatoriano fez boa partida: deu sua primeira assistência pelo Corinthians no gol marcado pelo jovem Mantuan. O garoto só esteve em campo por ter sido liberado pela CBF - ele havia sido convocado para um período de treinos na seleção brasileira sub-20.

Já no segundo tempo, o aniversariante da semana substituiu Ramiro por Camacho e Mantuan por Everaldo - que foram os responsáveis, respectivamente, pela assistência e pelo segundo gol do time paulista.

Topo