Topo

Futebol na Globo vive overdose de Corinthians que desgasta até audiência

Jô em ação pelo Corinthians contra o Santos, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Jô em ação pelo Corinthians contra o Santos, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

11/10/2020 04h00

Escolhido pela Globo para virar uma arma na guerra de audiência nas noites de quarta-feira por conta da Libertadores no SBT, e também contra o bom desempenho do reality "A Fazenda 12" na Record, o Corinthians está em uma overdose na emissora - exagero que parece desgastar até mesmo o público da emissora carioca.

Semana após semana, os números estão caindo, também pela má fase em campo de clube paulista. A repetição corintiana por parte da Globo virou até piada interna.

Levantamento do UOL Esporte mostra que, entre 16 de setembro e 4 de outubro, em oito semanas desde o início da Libertadores no SBT, serão sete transmissões do Timão nas quartas, fazendo o horário virar uma verdadeira "Sessão Corinthians". A única quarta sem jogos do Timão foi a última, no dia 7 de outubro, quando a Globo exibiu o jogo entre Botafogo 2 x 1 Palmeiras, pela rodada do Campeonato Brasileiro.

Todos os outros foram jogos do Corinthians. Nas próximas quartas, são pelo menos mais quatro partidas garantidas para o torcedor assistir em TV aberta. A Globo escolheu os confrontos do time contra Athletico Paranaense e Vasco, pelo Brasileirão, e as partidas de ida e volta contra o América Mineiro, válidas pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Ou seja, por praticamente um mês direto, o Corinthians será a atração no horário nobre global.

Além da quarta-feira, um bônus vai acontecer no dia 18 de outubro. Além das partidas do meio de semana, a Globo vai mostrar a partida contra o Flamengo na tarde de domingo, às 16h (horário de Brasília).

A reportagem apurou que as várias exibições nas últimas semanas do Corinthians viraram piada na Globo de São Paulo. Agora, não se fala que a Globo transmite o futebol de quarta, e sim o Corinthians de quarta - já certo de que a emissora vai antecipar qualquer partida do Timão para o horário.

Audiência cai depois do início de "overdose" do Timão

Desde que começou a exibir só jogos do Corinthians na quarta, desde o início na Libertadores no SBT, os jogos não estão crescendo em audiência. Pelo contrário. Semana após semana, a Globo só perde Ibope e vê a Record se aproximar. Se mantém o SBT distante, por outro lado a emissora líder vê o reality show "A Fazenda 12" no retrovisor.

Quando começou a maratona, Corinthians x Bahia marcou 24,0 pontos de média. Na semana seguinte, contra o Sport, o jogo do Timão registrou 22,4, caindo quase dois pontos.

Já no jogo contra o Atlético Goianiense, o pior resultado: 21,4 pontos na Grande São Paulo. Por alguns momentos, a partida contra o time goiano chegou a marcar 18 pontos, contra 15 da Record que vem embalada com o reality show de confinamento comandado por Marcos Mion.

Mesmo com a audiência reduzida recentemente, o Corinthians tem cumprido o principal fator da aposta: segura a liderança para a Globo e impede a Libertadores no SBT de crescer nos números. Pelo menos até este momento.