Topo

Menina de 10 anos é fenômeno no skate, campeã de dança e quer vaga olímpica

Do UOL, em São Paulo

28/03/2019 12h00

Prestes a completar 11 anos de idade, a pequena Sky Brown pode quebrar um importante recorde: ser a atleta britânica mais nova da história a participar de uma Olimpíada. Quando começarem os Jogos de Tóquio-2020, ela terá apenas 12 anos. E a ideia é brigar por medalha no skate, modalidade que será disputada pela primeira vez.

No começo deste mês, a garota foi selecionada para o time do Reino Unido que buscará uma vaga na disputa. Caso a equipe se classifique, ela atingirá a marca, impensável para muitas crianças da idade, ainda mais em um esporte radical.

"É o meu sonho (participar da Olimpíada). Eu vou tentar o meu melhor e fazer manobras que jamais foram feitas", disse Sky em entrevista à BBC. "Eu gosto de andar de skate porque eu me sinto livre e sinto que posso fazer qualquer coisa. As pessoas acham que você é muito nova para fazer algo, mas eu não me importo. Eu acho que as garotas podem fazer o mesmo que os meninos".

Sky impressiona pela qualidade demonstrada nas manobras e a ausência total de medo quando anda de skate. Em fevereiro deste ano, ela derrotou mulheres adultas em uma etapa da Copa do Mundo, realizada na Estônia, em um circuito desenhado para pessoas com o dobro de seu tamanho.

O talento rapidamente viralizou e hoje ela tem mais de 300 mil seguidores no Instagram. Mas o sucesso está longe de ficar restrito apenas às redes sociais. Ela é a pessoa mais jovem a assinar um contrato de patrocínio com a Nike e já estrelou um comercial ao lado de Serena Williams e Simone Biles.

Antes de ser convocada pelo Reino Unido, Sky teve uma difícil decisão a tomar. Filha de mãe japonesa e pai britânico, ela tem dupla nacionalidade. A escolha por representar a equipe europeia foi tomada após uma conversa com a Associação Britânica de Skate.

"Eles apenas disseram: 'sem pressão, apenas se divirta andando'. Foi por isso que eu escolhi a Inglaterra", revelou Sky.

Além de toda a dedicação ao skate, a garota tem demonstrado talento em outras atividades. Em 2018, ela venceu o "Dancing With the Stars Juniors". Como se não bastasse, ela ainda faz bonito no surfe.

"Eu quero continuar viajando pelo mundo, continuar praticando esporte, continuar sendo eu", afirmou Sky.