Topo

'Parça' de Neymar, Leticia Bufoni é esperança olímpica e tem série na TV

Letícia Bufoni conquistou o vice-campeonato Mundial no Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram
Letícia Bufoni conquistou o vice-campeonato Mundial no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

14/01/2019 15h34

Um dos maiores nomes do skate feminino mundial, Leticia Buffoni chamou atenção no último final de semana ao conquistar o vice-campeonato do Mundial de Street League, realizado no Rio de Janeiro, e fez a web pirar com a celebração carinhosa de Neymar. A 'parça' do jogador do Paris Saint-Germain é protagonista de uma série-documental na TV fechada e esperança do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2020.

Leticia começou a praticar skate com apenas 9 anos. Encantada com a modalidade, ela deixou o Brasil aos 13 e foi morar em Los Angeles para construir a carreira. Atualmente ela tem até uma pista particular em sua casa nos Estados Unidos.

Aos 25 anos de idade, Leticia acumula uma série de conquistas. Ao todo, são sete medalhas do X Games, a maior competição de esportes radicais do mundo. Além disso, a skatista foi a primeira mulher a levantar a taça da Super Crown da Street League, a grande final do Mundial. 

A brasileira ganhou ainda mais projeção ao romper barreiras no skate feminino, adotando um 'visual' diferente das outras atletas. Leticia passou a competir com roupas justas e ficou conhecida como "a menina da calça legging". Tal revolução abriu portas e ela se tornou a primeira skatista a participar do 'Body Issue', um tradicional ensaio fotográfico da revista da 'ESPN americana'.

Letícia Bufoni é um dos principais nomes do skate feminino mundial - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Leticia é, também, protagonista de um programa de televisão. Os bastidores da carreira da paulistana criada na Zona Leste são detalhados na série-documental "Leticia Let's Go", do canal "Off". Exibida desde 2015, a atração retrata a vida da campeã mundial, mostra a convivência dela com os amigos, visitas a lugares inusitados e as novidades do mundo do skate.

Em dezembro de 2018, a skatista ganhou os holofotes novamente ao aparecer na lista da revista Forbes dos brasileiros com menos de 30 anos que são destaques na sociedade por sua relevância, influência, ousadia e talento.

Neymar parabeniza Leticia Bufoni - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Último feito de Leticia, a conquista do vice-campeonato mundial empolgou um torcedor ilustre: Neymar. O jogador do Paris Saint-Germain deixou uma mensagem carinhosa para a skatista, a chamou de "meu amor" e causou furor entre os fãs.

Neymar e Leticia são amigos e se aproximaram porque ambos são patrocinados pela Red Bull. Os dois atletas celebraram juntos a chegada de 2019 no Réveillon Mil Sorrisos, em Barra Grande (BA), ao lado de esportistas como Arthur, Gabriel Medina e Nenê.

A bagagem toda que Leticia carrega a tornou um dos nomes de maior esperança de medalha para o Brasil nos Jogos de Tóquio, em 2020, em que terá a estreia do skate como modalidade olímpica.