Topo

OPINIÃO

Alex Escobar manda tão bem que parece pronto para pedir cerveja na Globo

O apresentador Alex Escobar é um dos destaques da cobertura da Globo nas Olimpíadas - Mauricio Fidalgo/Globo
O apresentador Alex Escobar é um dos destaques da cobertura da Globo nas Olimpíadas Imagem: Mauricio Fidalgo/Globo

Rui Dantas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/07/2021 04h00

Alex Escobar está incrivelmente à vontade na apresentação do Madrugada Olímpica da Globo. A escolha da emissora foi muito feliz. Com diversão e carisma, Escobar tira sarro da própria careca e zomba dos erros que os demais cometem, mas faz seus alvos rirem também. Bota emoção na hora certa, sem aquela necessidade de arrancar lágrimas, tão comum quanto previsível na televisão brasileira.

E o mais legal, chama os repórteres da emissora para trazer as notícias de Tóquio como se chamasse a próxima rodada de cerveja, num bar com amigos. É aí que a cobertura da Globo fica descolada. Quem, nesses tempos de frio e de pandemia, não gostaria de algo tão caloroso, como tomar uma cervejinha com amigos, não é mesmo?

A apresentação está divertida e informal, sem ser desprovida de inteligência. Esse estilo carismático deu liga com os comentaristas que mais participaram do programa, como Bob Burnqvist, Geninho e Flavio Canto, que entraram na roda da zoação coletiva. Aí vem as frases hilárias: “André Galindo, fala a verdade, você gosta do É o Tchan?”. Tudo isso ao som do hit “Dança da Cordinha“. É divertido mesmo, pois tem um quê da graça boboca do Chaves durante toda a atração.

Entre os repórteres que entram no programa, desde Tóquio, destaco aqui a participação da jornalista Carol Barcellos. Nesse espírito de confraternização, ela parece aquela amiga que entra na roda para contar alguma fofoca quente, de preferência a respeito de outro amigo.

A Carol Barcellos sabe bem: no final, jornalismo é um pouco disso mesmo, contar o que nem sempre o envolvido principal quer que se comente por aí. E ela manda bem fazendo isso. Tipo: “Gente, vocês não sabem o que aconteceu...”

Dá até para perdoar o repórter Guilherme Pereira, que abriu o berreiro quando entrevistou o surfista de ouro, Ítalo Ferreira, depois da conquista olímpica. Ou de termos que ouvir a vozinha infantilizada do Kiko Menezes, que, ao entrevistar a fadinha skatista, Rayssa Leal, quis voltar à pré-adolescência. Dessa vez passa!

Voltando ao Alex, sua cobertura está tão descontraída, que até a sisuda e monocórdica Renata Lo Prete fica menos engessada quando os dois interagem durante a edição do Jornal da Globo. “Eu estou aqui com o Alex Escobar, que vai trazer pra gente a agenda e atualizar o quadro de medalhas das Olimpíadas de Tóquio”. Zzzzz. E ele responde: “Fala, Renata. O Brasil tem mais uma...”

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL