Topo

Scheffer quebra recorde sul-americano e avança à semifinal dos 200m livre

Fernando Scheffer durante prova da natação nas Olimpíadas de Tóquio - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Fernando Scheffer durante prova da natação nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Felipe Pereira

Do UOL, em Tóquio (Japão)

25/07/2021 07h35

Os nadadores brasileiros Fernando Scheffer e Murilo Sartori participaram da disputa nos 200m livre na manhã deste domingo (25) no Centro Aquático de Tóquio. O primeiro bateu o recorde sul-americano e conseguiu a vaga nas semifinais da modalidade.

A natação brasileira começou sua participação na quarta bateria, com Fernando Scheffer. Ele terminou sua série em primeiro lugar e conseguiu um dos melhores tempos do mundo no ano, estabelecendo um novo recorde sul-americano com 1m45s05.

Esta foi a terceira vez que Scheffer bateu o recorde sul-americano dos 200 metros livre (Troféu Brasil, em abril de 2018, com 1:46.08; Open, em dezembro de 2018, com 1:45.51 e hoje.

No classificatório geral só ficou atrás do coreano Hwang Sunwoo, que fez 1m44s62.

Na última bateria, Murilo Sartori ficou em oitavo lugar com 1m47s11 — ficou na 24ª posição no geral. O vencedor foi o australiano Thomas Neill, com 1m45s81. Devido ao tempo de corte para as semifinais de 1m46s26, o brasileiro de 18 anos e não seguirá na competição.

Após não conseguir a classificação, Murilo afirmou que só ficou sabendo que disputaria a prova com pouco tempo de antecedência, mas está feliz com a experiência de disputar uma prova individual olímpica.

"Foi muito legal poder nadar nessa prova, eu não sabia que ia participar dela 3 ou 4 dias antes dela acontecer. Muito legal disputar uma prova individual. Infelizmente não era o tempo que eu queria e acabei não chegando nas semifinais. Agora é esfriar a cabeça e fazer o possível para voltar aqui melhor ainda", disse ao SporTV.