Topo

OPINIÃO

Andrucha Waddington: Tecnologia seria solução para abertura sem público

Do UOL, em São Paulo

23/07/2021 15h47

Um dos diretores da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ao lado de Fernando Meirelles, o cineasta Andrucha Washington também sentiu falta de um uso maior da tecnologia na cerimônia das Olimpíadas de Tóquio, que ele vê como única solução possível para um cenário de falta de público nas arquibancadas do Estádio Olímpico.

"Momentos muito difíceis que estamos vivendo, é um novo mundo e eu acho que encarar uma abertura de Olimpíada no Japão, o Fernando realmente cravou, a tecnologia seria a única solução para sair dessa cilada que era fazer uma abertura sem público. Não há comparação, não existe como comparar essa abertura como qualquer outra", afirma Andrucha, no UOL News Olimpíadas.

"Baseado nisso, eu não tenho como ser mais contundente, a gente tem que pensar para o amanhã, a gente tem que pensar que a floresta dos atletas, apesar de todos os percalços foi plantada que a gente precisa plantar para colher daqui 20 anos, que educação, cultura e saúde são fundamentais e que a gente precisa de um país melhor e de um mundo melhor", completa.

O cineasta afirma que no meio de uma crise a saída deveria ser buscar algo que é uma marca do local onde acontece a edição dos Jogos Olímpicos, o que no caso do Japão é a tecnologia.

"No meio de uma pandemia, você acha os recursos locais, no meio de uma crise você acha os recursos locais e os japoneses são guardiões, são a vanguarda da tecnologia, então quando eu disse que o Fernando cravou em definir que drones robôs e desfiles", conclui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL