Topo

COI autoriza e capitã alemã do hóquei usará faixa com símbolo LGBTQIA+

Nike Lorenz, capitã do time de hóquei feminino da Alemanha, recebeu autorização para usar faixa com símbolo do arco-íris - Reprodução/Instagram
Nike Lorenz, capitã do time de hóquei feminino da Alemanha, recebeu autorização para usar faixa com símbolo do arco-íris Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/07/2021 22h57

O COI autorizou que Nike Lorenz, jogadora da seleção feminina de hóquei da Alemanha, faça uma manifestação demonstrando apoio à comunidade LGBTQIA+ durante as partidas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com o aval, a capitã do time usará nas meias uma faixa com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade.

"Estamos satisfeitos por termos encontrado uma forma conjunta que permite ao time de hóquei fazer uma declaração sócio-política", afirmou em nota o presidente da Confederação Alemã Olímpica (DOSB), Alfons Hörmann.

A solicitação de autorização da manifestação foi feita feita em conjunto pela DOSB com a seleção seminina de hóquei do país. Em publicação no Instagram, Nike Lorenz celebrou o aval e afirmou que "O amor sempre vence", frase utilizada para celebrar o amor entre pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Esta será mais uma manifestação social e política por parte de atletas nas Olimpíadas de Tóquio. Durante a estreia do futebol feminino, as seleções dos Estados Unidos, Suécia, Nova Zelândia, Chile e Grã-Bretanha ajoelharam-se em protesto contra a violência racial. Além disso, a seleção da Austrália levou a campo a bandeira aborígene.

As manifestações foram possíveis após o COI afrouxar a Regra 50 da Carta Olímpica, que proibia manifestações políticas de atletas durante os Jogos.

A seleção da Alemanha de Hóquei faz sua partida de estreia nos Jogos Olímpicos no domingo (25), contra a Grã-Bretanha.