Topo

Exame falso positivo de covid atrasa viagem de brasileiro Pepê a Tóquio

Pepê Gonçalves representará o Brasil na canoagem slalom em Tóquio - Miriam Jeske
Pepê Gonçalves representará o Brasil na canoagem slalom em Tóquio Imagem: Miriam Jeske

Beatriz Cesarin

Do UOL, em São Paulo

06/07/2021 15h49

Um teste de covid "falso positivo" atrasou a viagem do canoísta slalom Pepê Gonçalves para as Olimpíadas de Tóquio. O atleta viajaria à capital japonesa em 4 de julho, mas um dos seis exames RT-PCR colhidos na semana passada apresentou um resultado positivo para covid-19 por erro reconhecido pelo laboratório de análise clínica responsável pela realização do teste.

"Quanto mais a gente planeja nossa vida para deixarmos tudo certinho, vem alguma coisa e muda tudo de uma hora para outra. Testei positivo e na hora já passa um filme na sua cabeça, um filme de cinco anos de preparação, uma equipe toda trabalhando por ser resultado, por você, um sonho de criança, acordar cedo na chuva, sol, e uma quarentena nesse momento seria muito severa nessa preparação final", declarou Pepê em uma publicação no seu Instagram.

O atleta refez o exame duas vezes e o resultado foi negativo. Mesmo comprovado o erro do laboratório, o Comitê Olímpico Brasileiro preferiu reiniciar o processo para seguir a viagem de Pepê sem adversidades. O exame que deu o "falso positivo" foi o quarto de seis necessários para entrar na bolha dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

"Embora o laboratório tenha se manifestado que o teste positivo foi um erro interno, o COB optou por reiniciar o protocolo dentro das diretrizes estipuladas pelo próprio COB e pelo Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020. Assim que for concluído o novo protocolo o atleta terá uma nova data para seu embarque para o Japão", esclareceu um comunicado da assessoria de imprensa do atleta enviado ao UOL Esporte.

Assim que recebeu o teste positivo, Pepê ficou abalado, porque estava isolado e focado nos Jogos. Além disso, o atleta também terá que adiar o início do processo de aclimatação e treinamento em Tóquio, uma parte muito importante de todo o processo, até pelo fuso horário do país.

"Foi um erro, um erro que não pode acontecer. O que eu quero saber é que estou negativo, esse pesadelo acabou. Eu fiz mais uns quatro exames essa semana, todos negativos. O COB não está medindo esforços para me ajudar, cada dia de treinamento na pista olímpica conta. Acredito que tudo tem um proposito, tudo tem um por que, e alguém lá em cima está olhando por mim. Alguma cosia muito maior está sendo planejada para mim. Espero ir o mais breve possível. Quando eu chegar em Tóquio, ninguém me segura", finalizou Pepê.