Topo

Ana Sátila, da canoagem slalom, é a 1ª atleta brasileira a chegar ao Japão

Ana Sátila, da canoagem slalom, foi a primeira atleta brasileira a embarcar ao Japão - Divulgação/COB
Ana Sátila, da canoagem slalom, foi a primeira atleta brasileira a embarcar ao Japão Imagem: Divulgação/COB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/07/2021 17h47Atualizada em 05/07/2021 23h11

A atleta da canoagem slalom, Ana Sátila, foi a primeira atleta da delegação do Brasil a embarcar para Tóquio, onde acontece a Olimpíada neste mês. No domingo (4), a atleta de 25 anos iniciou sua viagem com destino ao Japão. Ela foi a primeira competidora brasileira a chegar no país, desembarcando na cidade sede dos Jogos Olímpicos na noite de segunda-feira.

"É sempre emocionante participar dos Jogos Olímpicos e estou muito feliz também em ser a primeira a chegar no Japão", disse Ana em entrevista ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) antes da viagem. Ao desembarcar, a canoísta mandou uma mensagem para a torcida nacional.

Há nove anos, em Londres, a mineira também foi a primeira brasileira a entrar na Vila Olímpica para os Jogos Olímpicos de 2012. Na ocasião, a atleta da canoagem slalom era a caçula da delegação brasileira com apenas 16 anos.

Ana Sátila segue sua preparação para os Jogos Olímpicos nos locais oficiais destinados para os treinos no Japão. No dia 14 de julho, ela segue para a Vila Olímpica. Esta será a terceira olimpíada de Ana Sátila. Além de Londres, ela também competiu no Rio, em 2016.

Outro representante da conagem slalom em Tóquio, Pedro Gonçalves, teve sua chegada a Tóquio adiada por causa de problemas em um dos seis testes RT-PCR aos quais foi submetido para embarcar ao Japão.

Segundo o COB (Comitê Olímpico do Brasil), um dos testes deu resultado positivo por erro do laboratório, que admitiu o equívoco. Mesmo assim, Pedro passou novamente pelo protocolo e, depois, terá definida uma nova data de embarque para Tóquio.