Topo

MMA


Corte profundo no rosto de astro do UFC Suécia arrisca luta principal

Alexander Gustafsson, à esquerda, acena durante sua vitória sobre o brasileiro Maurício Shogun  - Jeff Chiu/AP
Alexander Gustafsson, à esquerda, acena durante sua vitória sobre o brasileiro Maurício Shogun Imagem: Jeff Chiu/AP

Do UOL, em São Paulo

01/04/2013 16h45

O UFC está com uma tremenda dor de cabeça nesta semana, que é uma semana de evento com o segundo show da organização na Suécia. O grande problema é um corte no rosto do protagonista Alexander Gustafsson, que arriscou sua participação, apesar de o Ultimate estar fazendo todos os esforços possíveis para não ficar sem a luta principal em Estocolmo.

Gustafsson perder o combate contra o ex-campeão do Strikeforce Gerard Mousasi seria catastrófico para o UFC, ainda mais tão próximo da noitada. No domingo, a emissora sueca STV divulgou a informação que o meio-pesado sofreu um corte de grande proporção em cima do olho esquerdo, fruto de um treino de sparring no sábado.

O UFC ficou sem se pronunciar, mas Dana White veio a público nesta segunda-feira, usando todas as suas forças para tentar garantir o combate. Ele disse ao site MMAJunkie que não cancelou nenhuma luta e que Gustafsson não tem intenção de desistir do compromisso.

O grande problema para o Ultimate é a Federação Sueca de MMA, que controla o esporte no país europeu. São eles os responsáveis por avaliar a condição física do lutador e dar ou não a permissão para que ele entre no octógono.

Vale observar que situações semelhantes já levaram a cancelamentos no UFC. Foi o que aconteceu com o canadense Rory MacDonald em 2012. Em agosto, ele sofreu um corte no supercílio, levou 38 pontos, e foi retirado de um card que só aconteceria na segunda metade de setembro.

Caso o combate entre Gustafsson e Mousasi seja realmente cancelado, uma situação curiosa aconteceria neste UFC em Estocolmo. A luta principal passaria a ser de Ryan Couture contra Ross Pearson. Ryan é filho do ex-campeão Randy Couture, e está estreando dentro do UFC.