Topo

Com lista de entrada definida, Brasil abre Mundial de ginástica em pior aparelho

Bruna Leal participa do treino de pódio às vésperas do Mundial de Roterdã; Brasil estreará na trave - Divulgação
Bruna Leal participa do treino de pódio às vésperas do Mundial de Roterdã; Brasil estreará na trave Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/10/2010 20h27

A seleção brasileira feminina de ginástica terá um tratamento de choque logo em sua estreia no Mundial de Roterdã, Holanda, na manhã deste sábado. A lista de entrada das eliminatórias entre as mulheres foi confirmada nesta sexta-feira, e o Brasil começará sua participação logo na trave, aparelho em que tradicionalmente as atletas do país costumam ter dificuldades em competições internacionais.

Disputando seu segundo Mundial consecutivo, Priscila Cobello, uma das melhores brasileiras na trave, terá a missão de abrir a rotação brasileira. Depois dela, vêm Ethiene Franco, Daniele Hypolito, Bruna Leal e Jade Barbosa. Por fim, Adrian Gomes fechará a prova.

Após iniciar a disputa na trave, o Brasil partirá justamente para seu melhor aparelho, o solo. Em seguida, as meninas disputarão o salto, até terminarem a competição nas barras assimétricas, sempre com a mesma ordem entre as atletas.

A seleção brasileira entrará no campeonato na terceira rotação, ao lado de Romênia, Israel e Polônia. A essa altura, já terão competido, entre outras, as ginastas chinesas, italianas e japonesas. Austrália, Rússia e Grã-Bretanha também disputarão as eliminatórias de sábado. Outras forças como Alemanha, Canadá e Estados Unidos subirão ao tablado apenas no domingo.

As 24 equipes mais bem colocadas estarão classificadas para o Mundial do ano que vem, no Japão, qualificatório para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Apenas as oito primeiras, porém, avançarão à final na Holanda, a ser disputada na próxima quarta-feira. A decisão feminina do individual geral será na sexta, e as finais por aparelhos, no sábado e no domingo.

As eliminatórias deste sábado começarão às 4h (horário de Brasília). As brasileiras, porém, só começarão a competir a partir das 8h30.