Topo

Pela Copa do Nordeste, Ceará vence o Fortaleza no Clássico-Rei

Castilho, do Ceará, comemora gol contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste - Lucas Emanuel/AGIF
Castilho, do Ceará, comemora gol contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

05/03/2023 20h31

No segundo Clássico-Rei de 2023, desta vez pela Copa do Nordeste, deu Ceará.

Em partida realizada na noite deste domingo (5), na Arena Castelão, pela 6ª rodada da competição, a equipe comandada por Gustavo Morínigo mostrou superioridade e, ainda na etapa inicial, com gols de Guilherme Castilho e Erick, fechou a conta em 2 a 0.

Com o resultado, o Ceará recuperou a ponta do Grupo B, chegando aos 13 pontos. Já o Fortaleza, por conta do revés, segue na liderança do Grupo A com seus 15 pontos, porém vendo o Sport se aproximar, após derrotar o Náutico no último sábado (4).

Tomando a iniciativa no jogo, o Ceará foi para cima do Fortaleza logo no começo. Após algumas tentativas, aos 10 minutos, em um cruzamento que passou por toda a área, a bola chegou em Janderson que, ao finalizar, fez o camisa 1 defender em um primeiro momento, dando rebote para Guilherme Castilho empurrar para o fundo das redes.

Na sequência, apesar de um esboço de reação por parte do Leão, quando Pikachu finalizou com perigo fazendo com que Richard evitasse o tento, o Vozão não se deixou abalar e conseguiu ampliar momentos depois, aos 23 minutos.

Em lance envolvendo Erick e Lucas Sasha, o volante acabou derrubando o atacante na área, fazendo com que a arbitragem marcasse um pênalti. Na cobrança, o próprio Erick, deslocando João, tratou de fazer 2 a 0.

Em desvantagem, o Fortaleza pouco conseguia mostrar poder de reação. Apesar de acionar seus jogadores de frente, via a defesa adversária levar a melhor em todas as jogadas, praticamente segurando a vitória parcial.

No retorno das equipes para a etapa complementar, ambos os treinadores optaram por trocas. Pelo lado do Vozão, Gabriel Lacerda entrou no lugar de David Ricardo, enquanto o Leão contou com as saídas de Titi e Silvio Romero, que deram lugar a Marcelo Benevenuto e Guilherme, respectivamente.

Conseguindo oferecer mais perigo nos primeiros movimentos, aos poucos, a equipe de Vojvoda foi conseguindo controlar as ações, pressionando em busca de, ao menos, descontar no marcador, porém sem sucesso até meados dos 20 minutos.

Vendo o tempo passar, o panorama em campo era basicamente igual até os 35 minutos. Em novas chegadas ao seu campo de ataque, o Tricolor, por muito pouco, não conseguiu marcar com Thiago Galhardo e com Lucero, com o argentino vendo sua cabeçada parar na trave. Na reta final, até os acréscimos dados pelo árbitro, o Leão bem que tentou descontar, mas acabou saindo de campo derrotado pelo Alvinegro.