Topo

Por que a Holanda contratou ex-jogador de vôlei para treinar seleção na Copa

Jogadores da seleção da Holanda durante partida contra Belarus - Divulgação/Redes Sociais/Federação Holandesa de Futebol
Jogadores da seleção da Holanda durante partida contra Belarus Imagem: Divulgação/Redes Sociais/Federação Holandesa de Futebol

20/09/2022 12h00

Classificação e Jogos

Louis van Gaal, treinador da Holanda, convocou seis goleiros para os dois confrontos da seleção pela Liga das Nações, contra Polônia e Bélgica. Além disso, a Laranja Mecânica contratou os serviços de Peter Murphy, ex-jogador de vôlei.

Em coletiva, Van Gaal explicou a presença de Murphy como parte integrante do elenco. O objetivo do ex-atleta é melhorar o desempenho dos goleiros nos próximos meses, visando uma possível disputa de pênaltis na Copa do Mundo.

"Ele estudou isso. Ele não estudou vôlei. Ele estudou outra ciência e tem conhecimento disso. Não quero me alongar muito, pois provavelmente mais países farão isso. Provavelmente somos os primeiros a fazê-lo com base científica", disse o treinador.

O comandante irá observar como os seus jogadores irão reagir aos novos métodos adotados e não garantiu a permanência de Murphy no longo prazo. Além disso, o técnico indicou que pretende levar quatro goleiros.

"Não tenho certeza, pois a Fifa não deixou esse tema claro, mas acredito que é lógico (levar quatro goleiros). Estamos buscando o melhor pegador de pênaltis. Em todos esses torneios ficou claro que os pênaltis podem ser decisivos", afirmou.

Na Copa do Mundo de 2014, Van Gaal optou por substituir Jasper Cillessen por Tim Krul minutos antes da disputa de pênaltis entre Holanda e Costa Rica. Na ocasião, os holandeses avançaram com duas cobranças defendidas pelo goleiro reserva.