Topo

São Paulo

Vice-artilheiro do São Paulo desde 2010, Pato ainda pensa em seleção

Alexandre Pato em ação pelo São Paulo durante jogo contra a Ponte Preta - Marcello Zambrana/AGIF
Alexandre Pato em ação pelo São Paulo durante jogo contra a Ponte Preta Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

06/04/2020 08h00

A paralisação das atividades no futebol brasileiro veio justamente no momento em que Alexandre Pato vinha atuando cada vez melhor, mas isso não o frustra na busca por objetivos dentro e fora do São Paulo. Vice-artilheiro do Tricolor na década, o camisa 7 ainda sonha com seleção brasileira.

Em entrevista ao programa "Resenha ESPN", nesse sábado (4), Pato falou sobre sua carreira, contou que acha que errou no início dela e como lida com quem o acusa de não ter ambições esportivas. Aos 30 anos de idade, o atacante entende que hoje se cuida muito mais do que no início da sua trajetória nos campos.

"Naquela época cada vez eu encontrava alguém, hoje eu tenho um nutrólogo. Quando você é mais novo, você tem que saber o que comer, eu não, com 20 anos eu achava que poderia comer o que quisesse, não tinha noção que um tipo de comida faz bem para lesão e outro tipo faz mal. Eu fazia o que tinha que fazer e tudo bem, mas faltou um pouco disso, que naquela época não foi pensado. Pode ter sido uma falha minha, mas eu vejo que a estrutura que eu tenho hoje, se tivesse antes, teria feito muitas outras coisas, mas não me arrependo de nada", afirmou Pato.

Pato está em sua segunda passagem pelo São Paulo. Na primeira, entre 2014 e 2015, marcou 38 gols, número que mostra o sucesso que atingiu naquele momento, em que o camisa 7 estava emprestado pelo rival Corinthians. Em sua aclamada volta em 2019, houve uma demora para engrenar, o que tem acontecido agora, em 2020. Desde o retorno, foram nove gols, o que faz o jogador somar 47 com a camisa tricolor.

Embora as estatísticas da segunda passagem ainda não sejam muito boas, esses 47 gols fazem de Pato o vice-artilheiro do São Paulo desde 2010, atrás somente de Luis Fabiano, que marcou 92 entre 2011 e 2015. O ex-jogador do Milan supera Rogério Ceni (44 gols), Dagoberto (37 gols) e Lucas Moura (33 gols), que completam o "Top 5" do período.

Se engana quem pensa que Pato não tem aspirações que ultrapassam os limites das conquistas no São Paulo. Na mesma entrevista, o atacante revelou que ainda tem vontade de voltar à seleção brasileira e que tem vivo o sonho de disputar uma Copa do Mundo. Apesar desse objetivo, ele diz que o foco está no Tricolor.

"Hoje, minha cabeça é sim voltar para a seleção. Eu quero jogar uma Copa, mas o meu objetivo hoje é ganhar com o São Paulo, é fazer gols. Eu tenho um objetivo de ser campeão pelo São Paulo, entrar na história, ao mesmo tempo eu tenho o objetivo de chegar à seleção, mas isso não é o meu foco agora, eu tenho que focar no São Paulo, é isso que eu estou fazendo", declarou.

Com isso, Pato tenta provar que quem acha que ele não tem mais ambições no futebol está errado. Sua última convocação para vestir a camisa amarela foi em 2013, quando Felipão ainda treinava o selecionado.

"Muitas pessoas pensam que o Pato está sem vontade, já conseguiu dinheiro, já jogou lá na Europa e não tem mais objetivos. Eu acho que muitas vezes as pessoas não entendem, mas por todo o sacrifício que eu fiz, eu sou muito feliz pelo que eu tenho, porque eu conquistei. Nós que somos jogadores sabemos como são os treinos, você se machuca, enfrenta jogos com neve, frio, viagens, então eu vejo que muitas coisas eu fui aprendendo. Eu cheguei muito rápido lá em cima, e a escada não estava fixada muito bem. Então eu cheguei muito rápido, eu não passei pelo percurso de crescer, de amadurecer, eu fui logo ao nível muito alto. A diferença de hoje para aquela época é a cabeça que eu tenho", comparou o atacante são-paulino.

Alexandre Pato, assim como todo o elenco do São Paulo, está em período de 20 dias de férias desde a última quinta-feira. Ainda não há previsão de retorno das atividades coletivas no CT da Barra Funda nem da retomada das competições como Campeonato Paulista e Libertadores. Tudo isso em decorrência da pandemia de coronavírus que assola o Brasil e o mundo.

Os maiores artilheiros do São Paulo entre 2010 e 2020

1) Luis Fabiano - 92 gols
2) Alexandre Pato - 47 gols
3) Rogério Ceni - 44 gols
4) Dagoberto - 37 gols
5) Lucas Moura - 33 gols
6) Alan Kardec - 25 gols
7) Hernanes - 24 gols
8) Ganso - 24 gols
9) Michel Bastos - 22 gols
10) Aloísio (Boi Bandido) - 21 gols

Band Sports: Contaminada, assessora do São Paulo descreve sintomas do coronavírus

Band Sports

São Paulo