PUBLICIDADE
Topo

Futebol


Palmeiras amplia troca de passes e vê Gabriel Menino como ponto de controle

23/01/2020 08h10

Classificação e Jogos

A chegada de Vanderlei Luxemburgo ao Palmeiras, em sua quinta passagem, gerou muita expectativa quanto a um time ofensivo para findar o estilo mais reativo do time em 2019 com Felipão e Mano Menezes. O tempo ainda vai dizer se o treinador conseguirá imprimir um estilo mais intenso e de pressão no adversário, mas, nos três primeiros jogos do ano, ao menos, a equipe teve alguns dados que indicam um rumo mais agressivo.

As atuações do Palmeiras na Florida Cup já mostraram um time de maior posse de bola e com tranquilidade para chegar ao campo adversário. Contra o Ituano, na goleada de 4 a 0, nessa quarta-feira, na estreia do Campeonato Paulista, a equipe teve a bola em 58,9% do tempo, trocando 515 passes certos, segundo dados do Footstats. No último Brasileiro a média foi de 320. É só o primeiro jogo, e contra um adversário mais frágil, mas o aumento foi significativo.

Um detalhe que chamou a atenção, além do alto volume, é claro, foi o de interações entre os dois maiores criadores do time. Dudu e Lucas Lima trocaram 19 passes entre eles. Livre para flutuar pelo meio, o camisa 20 se aproximou bastante do atacante e de Marcos Rocha pela direita, produzindo por ali as principais chances palmeirenses. Os quatro gols passaram pelos pés da trinca. O último, construído pela esquerda, contando com as ótimas entradas de Zé Rafael e de Willian - autor do gol.

Lucas Lima, que também fez o seu, foi ainda o líder em assistências para finalização, com três. Dudu e Marcos Rocha ficaram logo atrás, com duas cada, assim como Luiz Adriano - que fez bons pivôs na intermediária - e Zé Rafael.

Mais atrás quem controlou o jogo foi Gabriel Menino. O volante de apenas 19 anos de idade, estreando como titular, só não tocou mais na bola que os zagueiros Gustavo Gomez e Felipe Melo. Foram 65 passes certos, dois a menos que Melo e 26 que o paraguaio. Dez deles acionando Lucas Lima, garçom e articulador do meio-campo alviverde.

NÚMEROS DO PALMEIRAS CONTRA O ITUANO

- Dados do Footstats

58,9% de posse de bola

4 gols marcados

0 gols sofridos

515 passes certos

33 passes errados

7 finalizações em gol

9 finalizações pra fora

12 desarmes certos

4 cruzamentos certos

12 cruzamentos errados

Futebol