Topo

Italiano 2019/2020

Roma e Inter repudiam capa de jornal com jogadores negros e 'Black Friday'

Capa do Corriere dello Sport - Reprodução
Capa do Corriere dello Sport Imagem: Reprodução

05/12/2019 10h39

A edição desta quinta-feira do jornal italiano 'Corriere Dello Sport' gerou muita polêmica na web ao fazer uma capa com a escrita 'Black Friday', com Lukaku, da Inter, e Smalling, da Roma, dois jogadores negros, para chamar a atenção da partida entres as equipes nesta sexta-feira, pelo Campeonato Italiano.

Internautas entenderam que a publicação teve conotação racista e clubes se posicionaram pelo Twitter. A Inter, uma das equipes citadas na capa, se posicionou oficialmente.

"O futebol é paixão, cultura e fraternidade. Somos e sempre seremos contra qualquer forma de descriminação", afirmou o perfil oficial do clube.

A Roma também se posicionou pelo Twitter, ironizando a publicação

O Milan foi solidário aos clubes envolvidos e divulgou uma nota onde afirma que é 'completamente inaceitável tamanha ignorância sobre racismo. Não ficaremos em silêncio nesta questão'.

Internautas também criticaram a publicação e relembraram os frequentes casos de racismo na Itália.

"Um jornal tão tradicional da Itália como o 'Corriere Dello Sport' com uma capa tão baixa, mesquinha, uma total insanidade. Pela impunidade estabelecida na Itália situações como essa se tornaram normais. Triste Realidade", afirmou um usuário do twitter

Após a repercussão negativa, o jornal se defendeu. Em sua página principal da edição online, o 'Corriere Dello Sport' afirmou, de forma ácida, que o título é 'inocente' e foi 'transformado em veneno por quem tem veneno dentro.

Veja a nota na íntegra:

"Plataformas digitais? Eu diria caixotes de lixo. Composto de rancores nobres. Indignação barata. Um bom pensamento por dia mantém o médico afastado. Hoje em dia, exércitos de pessoas retas se reúnem na Web para tornar brancas suas belas almas.

Depois de identificar o racista de plantão, vá, dois toques no teclado e fora da mancha, você se sente um homem melhor em um mundo melhor. Branco, preto, amarelo Negar a diferença é o típico obstáculo macroscópico do racismo anti-racismo.

O suburra mental dos moralistas de domingo, quando quinta-feira também é domingo. "Black Friday", para quem quer e pode entender, foi e é apenas o elogio da diferença, o orgulho da diferença, a magnífica riqueza da diferença. Se você não entende, é porque você não pode fazer ou porque faz.

Um título inocente, por mais perfeitamente argumentado por Roberto Perrone, é transformado em veneno por quem tem o veneno dentro."