Topo

Euro 2020: Grupos das eliminatórias são sorteados pela Uefa

Uefa
Imagem: Uefa

02/12/2018 10h53

A Uefa Euro 2020 já começou! O segundo maior torneio de seleções do futebol mundial teve, neste domingo, a definição dos grupos das eliminatórias de classificação para o torneio, que acontecerá daqui a duas temporadas ao redor do Velho Continente.

A edição de 2020 da Eurocopa é marcada pelo aniversário de 60 anos da competição, e por isso o torneio não terá uma sede fixa, como acontece normalmente.

Munique (ALE), Baku (AZE), São Petersburgo (RUS), Roma (ITA), Copenhague (DIN), Bucareste (ROM), Amsterdã (HOL), Dublin (IRL), Bilbao (ESP), Budapeste (HUN), e Glasgow (ESC) receberão as partidas de fase de grupos até as quartas de finais. Além da fase de grupos, as semis e a grande final acontecerão em Wembley, em Londres (ING).

Os grupos definidos pela Uefa no sorteio deste domingo são:

Grupo A: Inglaterra, República Tcheca, Bulgária, Montenegro, Kosovo

Grupo B: Portugal, Ucrânia, Sérvia, Lituânia, Luxemburgo

Grupo C: Holanda, Alemanha, Irlanda do Norte, Estônia, Belarus

Grupo D: Suíça, Dinamarca, Irlanda, Geórgia, Gibraltar

Grupo E: Croácia, País de Gales, Eslováquia, Hungria, Azerbaijão

Grupo F: Espanha, Suécia, Noruega, Romênia, Ilhas Faroe, Malta

Grupo G: Polônia, Áustria, Israel, Eslovênia, Macedônia, Letônia

Grupo H: França, Islândia, Turquia, Albânia, Moldávia, Andorra

Grupo I: Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre, Cazaquistão, San Marino

Grupo J: Itália, Bósnia, Finlândia, Grécia, Armênia, Liechtenstein

Vale lembrar que as duas primeiras seleções de cada grupo se classificam diretamente para a Euro, totalizando 20 vagas, e que os jogos dos grupos acontecerão de março até setembro de 2019, e a repescagem em março de 2020.

As 16 vagas restantes serão distribuídas pela repescagem, definida de acordo com a classificação da Liga das Nações. Os jogos dos grupos acontecerão de março até setembro de 2019, e a repescagem em março de 2020.

A Nations League, por sua vez, garante que Inglaterra, Kosovo, Portugal, Ucrânia, Sérvia, Holanda, Belarus, Suíça, Dinamarca, Geórgia, Suécia, Noruega, Macedônia, Escócia, Bósnia e Finlândia tenham vaga na repescagem, que contará com 16 seleções em quatro grupos, que darão quatro vagas, ou seja, o vencedor de cada chave irá para a Euro em 2020.