Governo de Sergipe retira nome de Médici de estádio em Itabaiana
Jackson Barreto, governador de Sergipe, assinou nesta quinta-feira decretos que retiram a homenagem a Emílio Médici, presidente do Brasil entre 1969 e 1974, na época da ditadura militar, do nome do estádio da cidade de Itabaiana. Agora, o local passa a se chamar Estádio Etelvino Mendonça, em homenagem ao ex-político da cidade, conhecido por seu trabalho em prol do esporte.
A mudança no nome do estádio, inaugurado em março de 1971 - durante o governo Médici -, é decorrente de uma recomendação da Comissão Nacional da Verdade e de pedidos da população sergipana.
- É uma orientação da Comissão Nacional da Verdade promover a alteração da denominação de prédios e instituições públicas que homenageiam aqueles que contribuíram para violência e afrontam aos direitos humanos sendo responsáveis por torturas, assassinatos de presos políticos e exílios durante o Regime Militar - explicou o governador, em declaração publicada na agência de notícias do governo de Sergipe.
Além do estádio, as escolas "Presidente Médici", "Castelo Branco" e "Costa e Silva", em Aracaju, passarão a se chamar, respectivamente, Nelson Mandela, Paulo Freire e Professor João Costa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.