Topo

Uruguai anuncia contratação do técnico argentino Marcelo Bielsa

Argentino de 67 anos estava sem trabalhar desde saída do Leeds United - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Argentino de 67 anos estava sem trabalhar desde saída do Leeds United Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

15/05/2023 19h56

O Uruguai anunciou nesta segunda-feira a contratação do técnico Marcelo Bielsa, que substitui Diego Alonso, demitido da seleção nacional após eliminação ainda na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022.

Bielsa assume a Celeste no novo ciclo para a Copa do Mundo de 2026, com contrato que deve ir até o final das Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo, com uma renovação automática em caso de classificação ao Mundial.

Dessa forma, o primeiro grande teste de Bielsa frente ao Uruguai será na Copa América de 2024, que acontecerá nos Estados Unidos.

Este será o primeiro trabalho do treinador argentino de 67 anos desde sua saída do Leeds United, da Inglaterra, em fevereiro de 2022. Na equipe da Premier League, Bielsa fez um trabalho fundamental para o retorno e permanência na elite do futebol inglês. Contudo, após uma sequência negativa, que levou o time à zona de rebaixamento, acabou demitido.

O experiente treinador já tem no currículo trabalhos frente à seleções. Entre 1998 e 2022, esteve à frente da Argentina, onde conquistou uma medalha olímpica (2004) e, de 2007 a 2011, treinou o Chile.

Nos últimos amistosos do Uruguai, Marcelo Broli assumiu como interino e teve um empate, frente ao Japão, e uma vitória, contra a Coreia do Sul.