Final da Copa do Rei divide país e gera pedido por respeito ao hino

Antes da final da Copa do Rei contra o Mallorca, o Athletic Bilbao divulgou nota oficial e pediu respeito de seus torcedores ao hino da Espanha. O pedido foi feito por causa das questões históricas entre os espanhóis e o País Basco.

O que aconteceu

Em seu perfil oficial, o Athletic pediu para que os torcedores não vaiem o hino nacional da Espanha antes de a bola rolar. As manifestações são comuns nos jogos da equipe.

O Athletic Bilbao é considerado um símbolo do nacionalismo basco. Em sua história, o clube sempre formou seu elenco apenas com jogadores nascidos ou criados na região.

Em coerência com a nossa exigência de respeito, espírito esportivo e diversidade como valores próprios da entidade, o Athletic Club pede aos seus torcedores que se abstenham de praticar atos ou manifestações que possam ser consideradas ilegais durante a final da Copa, que será disputada neste sábado, quando o hino é tocado. nota oficial do Athletic Bilbao

O duelo entre Athletic Bilbao e Mallorca acontece no sábado (6), a partir das 17h (de Brasília). A final da Copa do Rei será disputada no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha, na Espanha.

A história do País Basco

O País Basco é uma região localizada no norte da Espanha e sudoeste da França. A população já passou dos 3 milhões de habitantes.

Em 1930, a união das federações de Biscaia e Gipuzkoan possibilitou a criação da primeira equipe, chamada de Basconia. A estreia aconteceu em junho daquele ano contra a Catalunha e terminou com vitória dos bascos por 1 a 0.

Continua após a publicidade

A região sempre contou com muitos conflitos armados entre grupos separatistas. Hoje, o País Basco detém um estatuto de autonomia dentro da Espanha.

Desde 2020, o governo local e a Federação de Futebol Basca lutam pelo reconhecimento como um membro afiliado da Fifa e da Uefa. O assunto segue em discussão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes