Uruguai vence Argentina em dia de Messi briguento e embola Eliminatórias

O Uruguai acabou com a invencibilidade da Argentina, venceu por 2 a 0 na Bombonera e diminuiu a distância na ponta da tabela das Eliminatórias Sul-Americanas.

Ronald Araujo e Darwin Núñez fizeram os gols da partida. O defensor abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, e o atacante deu números finais aos 42 da etapa final.

O Uruguai chegou a dez pontos e se mantém em segundo, colando na líder Albiceleste, que tem 12. A Colômbia, que virou sobre o Brasil, assumiu a terceira colocação, com nove — a seleção brasileira caiu para a quinta posição, com sete.

Confusão entre jogadores de Argentina e Uruguai, na Bombonera, pelas Eliminatórias
Confusão entre jogadores de Argentina e Uruguai, na Bombonera, pelas Eliminatórias Imagem: Marcos Brindicci/Getty Images

Messi foi titular, incorporou o estilo "briguento" e acertou o travessão, mas não foi o suficiente. O camisa 10 argentino não conseguiu resolver na individualidade e até segurou o pescoço de um adversário durante uma confusão em campo.

As duas seleções voltam a campo na terça (21). O Uruguai recebe a Bolívia no Centenário, às 20h30 (de Brasília), enquanto a Argentina visita a seleção brasileira, no Maracanã, às 21h30.

Curiosidade: A Argentina sofreu o primeiro gol desde o título da Copa de 2022. A atual campeã do mundo passou ilesa nos quatro amistosos que disputou e também nas quatro primeiras rodadas das Eliminatórias.

Como foi o jogo

Messi, da Argentina, e Ronald Araujo, do Uruguai, disputam bola no jogo das Eliminatórias
Messi, da Argentina, e Ronald Araujo, do Uruguai, disputam bola no jogo das Eliminatórias Imagem: Luis Robayo/AFP

A Argentina começou controlando a bola, mas não conseguiu se desvencilhar da marcação uruguaia e o duelo foi esquentando. Os visitantes fecharam os espaços e forçavam erros na saída de bola da Albiceleste, que não avançava em campo. Um desentendimento em campo quase fez o tempo fechar nos primeiros minutos.

Continua após a publicidade

O Uruguai chegou com perigo e insistiu até inaugurar o placar. Armados para o contra-ataque, os comandados por Bielsa exploraram as bolas longas, ensaiaram a jogada do gol e aproveitaram um vacilo do adversário para saírem na frente antes do intervalo.

Os argentinos voltaram do intervalo para o tudo ou nada. Do outro lado, a seleção visitante foi para a retranca total e se defendeu como pôde da artilharia da Albiceleste.

A Argentina pressionou, mas perdeu o gás e nem Messi resolveu. O craque argentino acertou o travessão em cobrança de falta, mas as blitzes ofensivas da seleção da casa não deram resultado.

Suárez não saiu do banco, e Núñez ampliou na reta final. O artilheiro do Grêmio não precisou ser utilizado em sua primeira partida desde volta à seleção uruguaia.

Gols e destaques

Ñúñez perde gol. Aos 10', Otami errou passe no meio de campo, e Araújo mandou um lançamento de primeira para Darwin Ñúnez. O atacante ganhou na velocidade, invadiu a área e bateu cruzado, mas mandou para fora.

Continua após a publicidade

Messi aparece. Aos 13', Messi partiu para cima de Oliveira, deixou o adversário no chão com um corte seco na entrada da área e bateu colocado. O chute, no entanto, saiu sem força nem direção, e Rochet defendeu sem dificuldade.

Uruguai chega de novo. Aos 27', os uruguaios interceptaram um passe no meio de campo, e Maxi Araujo foi lançado pela esquerda. Ele chegou perto da linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. De la Cruz apareceu no meio da área, mas pegou torto na bola e mandou para longe do gol.

1x0. Aos 40', Vina ganhou a disputa de bola pela esquerda e cruzou. A bola atravessou a área e encontrou Ronald Araujo, livre, que bateu cruzado. Dibu Martínez chegou a resvalar com a perna, mas não evitou que o Uruguai inaugurasse o placar.

Rochet atento. Aos 44', Messi cobrou falta pela direita. A bola pegou efeito, foi direto para o gol e quase surpreendeu Rochet, mas o arqueiro uruguaio estava ligado para fazer a defesa.

Travessão. Aos 11' do segundo tempo, Messi foi para outra cobrança de falta na entrada da área e carimbou o travessão. Rochet, imóvel, apenas acompanhou com os olhos a trajetória da bola, que explodiu no poste e saiu.

2x0. Aos 42', Darwin Núñez foi lançado em contra-ataque fatal, disparou sozinho e bateu no vão das pernas de Martínez para ampliar e decretar a vitória.

Continua após a publicidade

Ficha técnica
Argentina 0 x 2 Uruguai

Competição: 5ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas
Local: La Bombonera, em Buenos Aires (ARG)
Data e hora: 16 de novembro de 2023, às 21h
Árbitro: Wilmar Roldán
Assistentes: Alexander Guzman e Jhon León
VAR: Jhon Ospina
Amarelos: Ugarte, Mac Allister, Giménez, Lautaro Martínez, Romero, Olivera
Vermelho: Não houve

Gols: Ronald Araujo, aos 40'/1ºT, e Darwin Núñez, aos 42'/2ºT

Argentina: Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico (Acuña); De Paul (Palacios), Nicolás González (Di María), Fernández e Mac Allister (Lautaro Martínez); Messi e Julian Álvarez (Lo Celso). Técnico: Lionel Scaloni

Uruguai: Rochet; Ronald Araujo, Cáceres, Olivera e Viña (Giménez); Ugarte, Valverde, De la Cruz; Pellistri (Canobbio), Maximiliano Araújo (Bentancur) e Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa

Deixe seu comentário

Só para assinantes