Brasil faz jogo pobre, leva golaço da Venezuela e decepciona com empate

A seleção brasileira decepcionou e empatou por 1 a 1 com a Venezuela, hoje (12), pela terceira rodada das Eliminatórias, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O gol do Brasil foi de Gabriel Magalhães, enquanto Bello anotou para os venezuelanos. Foi um golaço, de puxeta, diga-se.

O que aconteceu

O Brasil de Diniz passou sufoco mais uma vez nas Eliminatórias, mas não encontrou um gol salvador no fim. Foi o primeiro tropeço sob o comando do novo técnico.

A seleção brasileira perdeu os 100% de aproveitamento após o terceiro jogo, parou nos sete pontos e ficou em segundo. A liderança isolada das Eliminatórias é da Argentina, com nove pontos.

Foi a primeira partida em que Vini Jr, Neymar e Rodrygo atuaram juntos com Diniz. Neymar foi o melhor deles, mas, em geral, o time não rendeu bem ofensivamente.

O Brasil se valeu do primeiro gol de Gabriel Magalhães pela seleção brasileira.

O Brasil volta a campo na terça-feira (17), contra o Uruguai, em Montevidéu, às 21h (de Brasília).

A torcida em Cuiabá vaiou quando a renda da partida foi anunciada: mais de R$ 12 milhões ao todo, com 40 mil presentes.

Brasil investe demais pela esquerda

A seleção brasileira até começou o jogo de forma dinâmica. Muita movimentação de Neymar, por exemplo, que criou boas chances com chutes de fora da área.

Continua após a publicidade

Mas uma tendência se mostrou rapidamente: a insistência do ataque pelo lado esquerdo.

Vini Jr não flutuou ou correu por outros setores. Assim, os demais jogadores criativos do Brasil acabaram procurando se aglomerar no setor dele.

Rodrygo pouco apareceu pela direita. Neymar tentou combinar as jogadas, mas o Brasil estava "viciado" em trabalhar a bola por ali. Logo, ficou previsível. A seleção ainda não mostra a fluência na aplicação das ideias ofensivas de Fernando Diniz, o que é natural pelo pouco tempo de trabalho.

Para dificultar, a Venezuela até mudou o jeito de marcar. Se inicialmente adotou um compacto 4-4-2, a seleção visitante logo se ajustou para marcar com uma última linha de cinco (5-4-1). Por vezes, até um sexto homem chegava na barreira de marcadores mais próxima à área.

O técnico Fernando Diniz passando instrução no jogo do Brasil contra a Venezuela, pelas Eliminatórias
O técnico Fernando Diniz passando instrução no jogo do Brasil contra a Venezuela, pelas Eliminatórias Imagem: Adriano Machado/Reuters

Tem estreante

O jogo marcou a estreia do lateral-direito Yan Couto, de 21 anos. Ele entrou aos 41 minutos do primeiro tempo, após Danilo sentir um problema muscular e deixar o campo.

Continua após a publicidade

Yan tem história nas seleções de base do Brasil e foi campeão mundial sub-17 em 2019. Formado pelo Coritiba, ele defende o Girona, entrou na convocação atual após o corte de Vanderson e tem um irreverente cabelo pintado de rosa.

Yan Couto entrou desinibido, aparecendo bem na frente. A melhor construção dele pela direita foi um passe maravilhoso para Neymar no segundo tempo, dentro da área, mas o camisa 10 pegou com muita força na bola e mandou por cima. Nem por isso deixou de elogiar a visão de Yan.

Bola aérea dá vantagem

O Brasil resolveu o jogo pelo alto. Assim como na partida contra o Peru, a retranca adversária foi furada com uma jogada de escanteio.

Parecia replay. Batida precisa de Neymar e um zagueiro entrando como uma flecha para mandar para o gol. A diferença é que a cabeça da vez foi a de Gabriel Magalhães e o gol saiu aos 4 minutos do segundo tempo e não nos instantes finais da partida.

Foi o primeiro gol do defensor do Arsenal pela seleção. Detalhe é que ele fora convocado na era Tite, mas jamais estreou. Na concorrência por uma vaga na Copa, perdeu espaço, entre outras coisas, porque pediu dispensa de uma convocação para ver o nascimento da filha.

Continua após a publicidade

Sobre a jogada, em si, mais uma vez o legado de Tite apareceu, embora o protagonista final do lance não tenha trabalhado tanto com o técnico anterior da seleção. Mas Diniz já disse que tem treinado bola parada na seleção.

Venezuela reage com golaço

A partir do gol, o Brasil teve alguns contra-ataques para ampliar, mas o enredo do jogo teve uma Venezuela mais solta. Apostando principalmente na ponta esquerda, depois da entrada de Soteldo.

Diniz tentou reequilibrar o time trocando os volantes — André e Gerson entraram — e deu mais uma chance para Gabriel Jesus e Matheus Cunha no ataque. Mas o Brasil não teve mais as rédeas da partida. Virou trocação.

O empate veio depois de um cruzamento venezuelano pela direita, que culminou com uma puxeta de Bello, que tinha entrado instantes antes. Golaço que azedou a noite brasileira em Cuiabá.

Ao término do jogo, ainda teve confusão e empurra-empurra entre os jogadores das duas seleções. Mas depois os ânimos se acalmaram.

Continua após a publicidade

Outros lances importantes

Espalma! A trama legal no lado esquerdo de ataque do Brasil, aos dois minutos, termina com passe de Vini Jr para Neymar. A batida de canhota do camisa 10 termina com o goleiro Romo espalmando por cima do gol, para garantir.

Passou perto! Neymar mais uma vez chama a responsabilidade e encontra espaço na entrada da área. Ele arriscou o chute, agora de direita, e a bola passou muito perto, por cima do gol, aos 12 minutos do primeiro tempo.

Ele pegou! Casemiro arriscou de fora da área, pegou bem um chute rasteiro, mas Romo se esticou no canto baixo direito e evitou o gol brasileiro, aos 38 minutos do primeiro tempo.

Não adiantou, goleiro! Neymar chama González para o drible dentro da área, consegue limpar e bate bem. Romo voa para espalmar e mandar para escanteio, aos 3 minutos do segundo tempo. Boa chance do Brasil. Só que na cobrança, saiu o gol do Brasil, com Gabriel Magalhães.

Seguro, Ederson. Aos 16 minutos do segundo tempo, Soteldo bateu escanteio, Ángel ganhou de cabeça e o goleiro do Brasil, por segurança, voou para tocar na bola e mandar para escanteio.

Continua após a publicidade

Ficha técnica

Brasil 1 x 1 Venezuela

Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data/Hora: 12/10/2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Assistentes: Michael Orué e Jesús Sánchez (PER)
Cartões amarelos: André, Richarlison (BRA); Rincón, Herrera (VEN)
Gols: Gabriel Magalhães, aos 4'/2ºT (1-0); Bello, aos 39'/2ºT (1-1)
Público Total: 40.020 presentes
Renda: R$ 12.746.150,00

Brasil: Ederson, Danilo (Yan Couto), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro (André), Bruno Guimarães (Gerson) e Neymar; Rodrygo, Vini Jr (Matheus Cunha) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Fernando Diniz

Venezuela: Romo; Alexander González, Osorio, Ángel e Makoun; Herrera (Cásseres), Rincón (Júnior Moreno), Machís (Soteldo) e Sosa (Bello); Córdova (Savarino) e Salomon Rondón. Técnico: Fernando Batista.

Deixe seu comentário

Só para assinantes