Palmeiras empata com Deportivo Pereira, bate recorde e encara Boca na semi

O Palmeiras atuou com o regulamento debaixo do braço, empatou com o Deportivo Pereira por 0 a 0 no Allianz Parque e se garantiu na semifinal da Libertadores após a vantagem de quatro gols construída no jogo de ida sobre os colombianos.

É a quarta vez consecutiva que a equipe paulista fica entre os quatro sobreviventes do torneio da Conmebol. Em 2020 e 2021, o alviverde conquistou o título, e no ano passado caiu para o Athletico.

A classificação também faz o Palmeiras bater um novo recorde: é o brasileiro que mais vezes chegou à semifinal do torneio. Agora, são 11 participações, superando Grêmio e São Paulo, que acumulam dez cada.

Os paulistas encaram o Boca Juniors antes de uma possível final — Inter, Fluminense e Olimpia completam o outro lado da chave.

Antes disto, o Palmeiras volta suas atenções para o dérbi: neste domingo (3), a equipe tem clássico contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.

Assista aos jogos da CONMEBOL Libertadores no Paramount+. Apenas 24,90/Mês. Experimente 7 Dias.

Como foi o jogo

O 1° tempo teve um Palmeiras em ritmo lento diante de um adversário que também não conseguiu se sobressair. Atuando com três zagueiros, a equipe brasileira não engatou uma pressão sobre os colombianos e, mesmo assustando com Flaco López, chegou a tomar uma bola na trave antes do intervalo.

Na etapa final, os mandantes até esboçaram uma melhora, mas não conseguiram balançar as redes colombianas. Quintero ainda foi expulso após faltas seguidas em Endrick.

Continua após a publicidade

Lances de destaque

Muitas faltas, poucas jogadas. O início do jogo ficou marcado por uma série de divididas, que truncaram o ritmo e inviabilizaram chances perigosas. O árbitro chileno Cristian Garay teve bastante trabalho até os 15 minutos em meio às chegadas envolvendo Garcés, que não deu moleza para Rony e Raphael Veiga.

Raphael Veiga sente dores em Palmeiras x Deportivo Pereira, duelo da Libertadores
Raphael Veiga sente dores em Palmeiras x Deportivo Pereira, duelo da Libertadores Imagem: Carla Carniel/Reuters

Flaco López para em goleiro. A primeira oportunidade clara de gol surgiu aos 16 minutos, quando Flaco López aproveitou bobeada de Quintero e ficou cara a cara com Quintana. O argentino tentou deslocar o goleiro, que conseguiu espalmar para escanteio e evitar o pior para os colombianos.

Mira descalibrada. Mesmo em ritmo morno, os mandantes não tiveram dificuldade para atacar e assustaram a meta do Deportivo Pereira no decorrer da 1ª etapa. Richard Ríos, em chute de fora da área, e Flaco López, em desvio após cruzamento da esquerda, até tentaram, mas erraram o alvo.

Resposta colombiana. Os visitantes reagiram e ficaram no quase aos 32 minutos: Bocanegra recebeu de Murillo e arriscou de fora da área, obrigando Weverton a fazer grande defesa — no rebote, Rodríguez viu o goleiro palmeirense trabalhar de novo, mas estava em posição de impedimento.

Continua após a publicidade
Richard Rios, do Palmeiras, disputa lance com Zuluaga, do Deportivo Pereira
Richard Rios, do Palmeiras, disputa lance com Zuluaga, do Deportivo Pereira Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Trave salva o Palmeiras. O Deportivo Pereira passou a gostar do jogo nos últimos minutos antes do intervalo e, por pouco, não abriu o placar. Na ponta esquerda, Rodríguez passou por Gustavo Gómez, limpou Marcos Rocha e, já dentro da área, bateu forte ao gol palmeirense. A bola explodiu na trave e ainda tocou nas costas do goleiro brasileiro, mas não entrou.

Abel mexe (e poupa). Os donos da casa voltaram para a etapa final com mudanças nas duas laterais, e Marcos Rocha e Vanderlan foram sacados. Mayke, um dos acionados pelo português, mostrou serviço rapidamente ao servir Raphael Veiga, mas o meia parou em Quintana. Pouco tempo depois, o próprio camisa 23, ao lado de Rony, foi poupado e deixou o gramado — Artur e Endrick entraram.

Artur em noite de azar. O atacante substituiu Veiga e desperdiçou duas boas chances pouco depois de entrar. Primeiro, ele recebeu cruzamento de Flaco López e "consagrou" o goleiro dos visitantes, e depois finalizou para cima da meta rival em nova jogada pela direita.

Artur finaliza ao gol de Quintana durante Palmeiras x Deportivo Pereira, jogo da Libertadores
Artur finaliza ao gol de Quintana durante Palmeiras x Deportivo Pereira, jogo da Libertadores Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Quintero expulso. O zagueirão ex-Vasco se irritou com a presença de Endrick no gramado e, em um intervalo de menos de cinco minutos, fez duas faltas pesadas no atacante do Palmeiras. Resultado? Dois cartões amarelos aplicados por Cristian Garay, que mandou o jogador de 28 anos para os vestiários. A vantagem numérica brasileira, no entanto, não se traduziu em gol até o apito final.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0x0 DEPORTIVO PEREIRA

Data e horário: 30 de agosto de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Motivo: volta das quartas de final da Libertadores
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Cristian Garay (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Juan Serrano (CHI)
VAR: Angelo Hermosilla (CHI)
Cartões amarelos: Murillo, Bocanegra, Quintero (DPE)
Cartões vermelhos: Quintero (DPE)
Gols: não houve

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga (Artur); Rony (Endrick) e Flaco López (Kevin). Técnico: Abel Ferreira

DEPORTIVO PEREIRA: Quintana; Monroy, Garcés, Quintero, Ramírez e Fory; Zuluaga, Murillo (Congo) e Bocanegra (Medina); Balboa (Perea) e Rodríguez (Valencia). Técnico: Alejandro Restrepo

Deixe seu comentário

Só para assinantes