Palmeiras atropela Deportivo Pereira e fica perto da semi da Libertadores

O Palmeiras foi avassalador, goleou o Deportivo Pereira na Colômbia por 4 a 0 e encaminhou sua classificação à semifinal da Libertadores.

Raphael Veiga, Marcos Rocha, Mayke e Rony marcaram no jogo de ida das quartas, no Estádio Hernán Ramírez Villegas. Os três primeiros gols saíram no primeiro tempo, enquanto o último foi anotado na reta final.

Assista aos jogos da CONMEBOL Libertadores no Paramount+. Apenas 24,90/Mês. Experimente 7 Dias.

A partida de volta será disputada na quarta-feira da semana que vem (30), no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília). Quem avançar vai enfrentar o vencedor do duelo entre Boca Juniors e Racing — que empataram por 0 a 0 no primeiro duelo, na Bombonera.

Antes disso, o Alviverde retorna a campo no domingo (27) para enfrentar o Vasco. O confronto, válido pela 21ª rodada do Brasileirão, será disputado na casa palmeirense, às 18h30.

Curiosidade: Diante do clube que faz sua estreia na Libertadores, o Palmeiras busca chegar à sua quarta semifinal consecutiva no torneio.

Como foi o jogo

Raphael Veiga, do Palmeiras, comemora seu gol sobre o Deportivo Pereira, pela ida das quartas de final da Libertadores
Raphael Veiga, do Palmeiras, comemora seu gol sobre o Deportivo Pereira, pela ida das quartas de final da Libertadores Imagem: Gabriel Aponte/Getty

O Palmeiras teve o controle absoluto desde o início, mesmo atuando fora de casa. A torcida local buscou empurrar a equipe colombiana, tendo feito festa antes de a bola rolar e vaiando quando o adversário tinha a posse nos primeiros minutos, mas a atmosfera não surtiu efeito no gramado.

Continua após a publicidade

O Deportivo Pereira, que entrou totalmente recuado, acabou sendo atropelado pelos visitantes. A equipe praticamente abdicou de atacar, e o tento de Veiga, de pênalti, abriu a porteira para os comandados por Abel.

Sem encontrar dificuldade, o Alviverde construiu o resultado ainda no primeiro tempo, com três gols em 11 minutos. Após ficar em desvantagem no placar, o time da casa até tentou sair jogando, mas cometeu erros e cedeu espaços — que o Palmeiras não perdoou —, terminando sem dar nem um chute sequer ao gol defendido por Weverton.

A equipe brasileira administrou o resultado após o intervalo e ainda ampliou no final, mesmo tendo diminuído a intensidade. Weverton precisou trabalhar pela primeira vez na segunda etapa, e Gabriel Menino, que estava pendurado, forçou o terceiro cartão amarelo.

A estratégia de Abel funcionou, o Palmeiras se impôs coletivamente e retorna ao Brasil com larga vantagem. O treinador optou por sacar Artur do time titular e escalou Mayke e Marcos Rocha pela direita, autores do segundo e do terceiro gols.

Gols e destaques

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Mayke sobre o Deportivo Pereira, pela ida das quartas de final da Libertadores
Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Mayke sobre o Deportivo Pereira, pela ida das quartas de final da Libertadores Imagem: Raul Arboleda/AFP

Que isso, goleirão? Aos 8 minutos de jogo, Veiga cobrou escanteio pela direita, Quintana saiu para afastar após desvios e a sobra ficou com Dudu. O próprio goleiro adversário perseguiu o camisa 7 palmeirense e quase tocou com a mão fora da área.

Continua após a publicidade

Faltou capricho. Aos 12, Rony foi lançado pela esquerda, levou a melhor contra Quintero e deu um toque de calcanhar. Dudu se livrou de dois, invadiu a área e cruzou para trás, mas a bola foi cortada para escanteio.

Pênalti com intervenção do VAR e 1x0. Aos 19', Vásquez furou ao tentar afastar a bola no bico da área e acabou derrubando Rony no limite da linha. O árbitro marcou falta, mas foi acionado pelo VAR e assinalou a penalidade. Veiga foi para a cobrança aos 23' e mandou no canto direito. Quintana até acertou o lado e resvalou na bola, mas não conseguiu evitar o primeiro gol palmeirense.

2x0. Aos 31', Marcos Rocha tocou para Rony na meia-lua, que fez o pivô girando e devolveu. O lateral avançou e tocou na saída do goleiro para ampliar. O bandeirinha chegou a marcar impedimento, mas o tento foi validado após o VAR traçar as linhas.

Pereira na roda e 3x0. Aos 32', Quintero falhou na saída de bola pela esquerda, foi desarmado por Rony e a sobra ficou com Mayke. Ele tocou para Veiga no meio, que fintou o chute e rolou para Dudu, no outro lado. O camisa 7, com calma, cruzou, e Mayke só desviou para o fundo da rede.

Quase o quarto. Aos 44', Dudu iniciou contra-ataque, Zé Rafael carregou e acionou Raphael Veiga pela direita. O camisa 23 invadiu a área e bateu colocado, mas pegou mascado e mandou para fora.

Weverton, seguro. No primeiro minuto do segundo tempo, Angelo Rodríguez recebeu no pivô dentro da área, girou sobre Murilo e bateu cruzado. O goleiro palmeirense, com o pé, evitou que o time da casa descontasse.

Continua após a publicidade

Perigo de falta. Aos 21', Ramírez mandou uma bomba em cobrança de falta e a bola passou pela barreira, mas Weverton se esticou no cantinho para defender.

4x0. Aos 36', Murillo saiu jogando e lançou Rony nas costas da marcação. O camisa 10 venceu o marcador na velocidade e bateu cruzado para decretar a goleada.

Ficha técnica
Deportivo Pereira 0 x 4 Palmeiras

Competição: Jogo de ida das quartas de final da Libertadores
Local: Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira (COL)
Data e hora: 23 de agosto de 2023, às 21h30
Árbitro: Facundo Tello
Assistentes: Diego Bonfa e Cristián Navarro
VAR: Mauro Vigliano
Amarelos: Abel Ferreira, Quintero, Gabriel Menino, Fabinho
Vermelho: Não houve

Gols: Raphael Veiga, aos 23'/1ºT, Marcos Rocha, aos 31'/1ºT, Mayke, aos 34'/1ºT, e Rony, aos 36'/2ºT

Continua após a publicidade

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (Ríos) e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Mayke, Rony e Dudu (Artur).

Deportivo Pereira: Quintana; Garcés, Quintero (Valencia) e Ramírez; Moreno (Bocanegra), Vásquez (Murillo), Medina (Monroy), Zuluaga e Fory; Arley Rodríguez (Balboa) e Angelo Rodríguez. Técnico: Alejandro Restrepo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes