Topo

Botafogo

Botafogo vê adeus de Castro e terá de remontar comissão em 'processo'

Luis Castro, agora ex-técnico do Botafogo - Jorge Rodrigues/AGIF
Luis Castro, agora ex-técnico do Botafogo Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF
Luiza Sá e Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/07/2023 04h00

Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem um desafio maior que apenas achar um substituto para o técnico Luis Castro.

O que aconteceu

O treinador aceitou proposta do Al Nassr, da Arábia Saudita, e foi embora do Botafogo juntamente com cinco profissionais.

Ao lado de Castro, vão os auxiliares Vitor Severino e João Brandão; o preparador físico Roberto de Oliveira; o preparador de goleiros Daniel Correia; e o analista de desempenho Nuno Baptista.

No site oficial do Glorioso, a página dedicada à comissão técnica se encontra "em atualização".

As despedidas aumentam o desafio no mercado, uma vez que há a necessidade de reposição em outros setores além da beira do gramado, e pode influenciar no "processo", palavra tão repetida desde a chegada do português.

A diretoria alvinegra analisa o mercado em busca de nomes que obedeçam o perfil já alinhado.

Como informado por PVC, colunista do UOL, o português Bruno Lage é o preferido de Textor.

O desafio para a cúpula do Alvinegro acontece pouco após Luis Castro dizer que o andamento do planejamento não dependia apenas dele.

"O conceito família não depende só de uma pessoa. Se eu tomar a decisão após a reunião, sei que a família estará instalada. Sei que há um elenco aqui pronto para todas as batalhas. Fique ou parta, o Botafogo é muito maior que as pessoas", disse.

Processo foi longo

Luís Castro sai do Botafogo no melhor momento desde que chegou ao clube e ocupando a liderança do Campeonato Brasileiro.

O treinado chegou a ser vaiado e xingado na estreia do Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos. Depois, porém, caiu nas graças da torcida.

O time sofreu com protestos depois de ficar fora das semifinais do Carioca e conquistar a Taça Rio. A desconfiança, porém, deu lugar ao otimismo.

Castro chegou ao Rio de Janeiro em março de 2022 e mesclou altos e baixos em sua primeira temporada.

Mesmo com a pressão feita pela torcida, Textor bancou o treinador a todo momento.

Castro deixa o Glorioso com 81 partidas disputadas, sendo 44 vitórias, 15 empates e 22 derrotas.

Botafogo