Topo

Courtois abandona seleção da Bélgica por não ser capitão e rebate técnico

Courtois, goleiro do Real Madrid, no jogo contra o Manchester City - Jason Cairnduff/Reuters
Courtois, goleiro do Real Madrid, no jogo contra o Manchester City Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/06/2023 16h10

Courtois não gostou nada de saber que Lukaku foi escolhido como capitão da Seleção da Bélgica e abandonou a equipe.

O que aconteceu

Lukaku foi escolhido para ficar com a braçadeira de capitão da Seleção da Bélgica na ausência de De Bruyne nas Eliminatórias da Euro.

Courtois se revoltou, já que esperava ser o escolhido, antecipou suas férias e abandonou a equipe, ficando de fora do jogo contra a Estônia nesta terça-feira (20).

O técnico da Bélgica, Domenico Tedesco foi quem revelou a atitude do jogador, contando que se impressionou com o que viu do goleiro.

Segundo Tedesco, Courtois disse estar insatisfeito com a situação logo após o empate em 1 a 1 diante da Áustria no último sábado, 17, em Bruxelas.

A intenção do treinador era dar a braçadeira ao goleiro do Real Madrid nesta terça, mas Courtois esperava que fosse o capitão nas duas partidas anteriores.

Estou em choque. Juntos, decidimos que Romelu (Lukaku) seria o capitão contra a Áustria, e Thibaut (Courtois) seria contra a Estônia. Estava tudo certo para todos, mas depois do jogo, ele de repente quis conversar comigo e disse que iria para casa porque estava decepcionado e se sentia ofendido. É algo que parece estar adormecido por muito tempo, trata-se de valorização. Desde o início, tentei mostrar a ele que dou o valor que ele merece. Para mim, é o melhor goleiro do mundo. Eu o amo como goleiro e também como ser humano. Estou em choque.

Outra versão

A justificativa oficial dada pela Associação Belga de Futebol e pelo pai do goleiro, Thierry Courtois, seria a de que Courtois estaria lidando com uma lesão. Inclusive, ele era dúvida para o jogo contra a Áustria no último sábado por esse motivo.

Porém, Tedesco fez questão de contar que a história não foi essa contada pelas partes.

Eu gostaria de dizer que ele está lesionado, como disse seu pai. Mas isso não é verdade. Não vou mentir para vocês (jornalistas), para a equipe, para os jogadores. Eu realmente não posso fazer isso. Ele teve alguns problemas, mas foi o mesmo antes do jogo contra a Áustria e depois do jogo. Não é sobre isso. Eu não queria concordar com aquela história sobre a lesão.

E o futuro?

Tedesco ainda revelou que tentou convencer o goleiro a ficar com a equipe para a partida contra a Estônia, mas que não conseguiu.

O treinador não se prolongou mais no assunto, mas também não garantiu a continuidade do goleiro na equipe.

Tentei convencê-lo a ficar. Não vou falar sobre o futuro agora. Agora há um jogo importante. Eu quero trabalhar nisso. Depois, o próximo jogo é em setembro. Então ainda há algum tempo. Pedi a todos que fossem neutros. Incluindo Romelu Lukaku. Prefiro não falar muito sobre isso. Vou ver como resolvemos isso. O mais importante é que seja resolvido. Estamos tentando ser uma nova equipe. Eu reitero que o aprecio como pessoa. Isso não mudou em relação a março. Que ele se esquiva de sua responsabilidade, não quero responder a isso.

A versão de Courtois

Courtois se defendeu e condenou o fato de Tedesco ter exposto uma conversa privada pouco tempo depois das falas do treinador.

Quero deixar claro que não é a primeira nem a última vez que falo om um treinador sobre questões relacionadas a um vestiário, mas é a primeira vez que alguém decide contar isso publicamente. Estou profundamente desapontado com isso, mas quero deixar claro que as avaliações do treinador não condizem com a realidade.

O goleiro do Real Madrid ainda explicou que apenas cobrou do treinador uma explicação por ter escolhido Lukaku para ser o dono da braçadeira ao invés dele.

Pedi a ele, não para benefício direto, que explicasse e tomasse decisões para evitar situações que no passado nos prejudicaram, sempre buscando o benefício geral. Ser ou não um capitão da seleção não é um capricho nem uma coisa aleatória, deve ser uma decisão dele e foi isso que tentei transmitir a ele. Infelizmente não alcancei meu objetivo.

Courtois também ressaltou que conversou com Lukaku, e que não tem nenhum tipo de problema com o atacante. Inclusive, na imagem da publicação nas redes sociais, ele utilizou uma foto ao lado do companheiro.

O goleiro contou que ao contrário do que Tedesco disse, ele está sim com uma lesão, e que ela teria sido o motivo pelo qual ele deixou a concentração da seleção belga.

Fiz um check-up para um problema no joelho direito. A equipe médica do meu clube e da seleção nacional estiveram em contato e analisaram todo o material correspondente para tomar a decisão de deixar a concentração.