Topo

Dupla de Manchester brilha, e Portugal faz 3 a 0 na Bósnia

Bernardo Silva, de Portugal, comemora golaço contra a Bósnia - Zed Jameson/Getty
Bernardo Silva, de Portugal, comemora golaço contra a Bósnia Imagem: Zed Jameson/Getty

Colaboração para o UOL, em Aracaju

17/06/2023 17h42

Com gols de rivais de Manchester, Portugal venceu a Bósnia por 3 a 0, neste sábado (17), no Estádio da Luz, e segue 100% nas Eliminatórias da Eurocopa.

Bernando Silva, do City, abriu o placar de cavadinha. Bruno Fernandes, do United, fez o segundo e o terceiro, após dar a assistência do primeiro.

Com a vitória, Portugal foi a 9 pontos e lidera com folga o Grupo J. A Bósnia emendou a segunda derrota seguida e estacionou nos três pontos, na quarta colocação.

Os lusos voltam a campo na terça (20), contra a Islândia, fora de casa. Já os bósnios recebem Luxemburgo, no mesmo dia, em seus domínios.

Portugal tem melhor ataque e melhor defesa

Portugal tem o melhor ataque, com 13 gols, e a melhor defesa, ainda sem ser vazada, das Eliminatórias da Euro. O time de Roberto Martínez vinha de duas vitórias por goleada, mas venceu a Bósnia em ritmo de fim de temporada, com dois gols já na reta final da partida.

Como foi o jogo

Portugal e Bósnia fizeram um primeiro tempo muito disputado, mas sem muita emoção e com poucas chances de gol.

Cristiano Ronaldo marcou de cabeça no início, mas teve o gol anulado por impedimento. Pouco criativo, Portugal só conseguiu finalizar novamente aos 36 minutos, com João Félix.

A Bósnia respondeu com o capitão Dzeko, que isolou a melhor oportunidade dos visitantes. Bem postados na defesa, os bósnios apostavam nos contra-ataques e assustavam.

Portugal melhorou no fim do primeiro tempo e fez 1 a 0 com Bernardo Silva, de cavadinha. Golaço!

O segundo tempo voltou em ritmo de fim de temporada. A Bósnia se defendia bem, mas não levava perigo. Já Portugal trocava passes e gastava o tempo.

Quando acelerou o ritmo, Portugal logo chegou ao segundo gol com Bruno Fernandes. Após cruzamento perfeito de Rúben Neves, o craque do Manchester United testou no ângulo, sem chances.

No fim, Portugal perdeu um gol incrível com Diogo Jota. O atacante do Liverpool recebeu livre na pequena área de Cristiano Ronaldo, mas bateu fraco para defesa do goleiro bósnio.

Bruno Fernandes fechou a conta para Portugal nos acréscimos. Minutos antes, Diogo Costa salvou o gol de honra da Bósnia, com linda defesa com uma só mão em chute de Hamulic. E fim de papo.

Gols lances importantes

CR7 tem gol anulado. Cristiano Ronaldo teve um gol de cabeça anulado, aos 22' do primeiro tempo, após ótimo cruzamento de João Cancelo. No momento do passe, porém, CR7 estava um pouco impedido.

Dzeko desperdiça para a Bósnia. Aos 28', o atacante da Inter de Milão perdeu uma grande oportunidade de colocar a Bósnia à frente. Ele recebeu cruzamento de frente para a meta, bateu chapado e a bola saiu por cima do travessão.

Gol de Portugal. Bernardo Silva abriu o placar aos 43' com um golaço. Após troca de passes, Cristiano Ronaldo fez o pivô para Bruno Fernandes, que deixou o craque do Manchester City na cara do gol para marcar de cavadinha.

Portugal amplia. Bruno Fernandes fez 2 a 0 para Portugal aos 31' do segundo tempo, de cabeça, após cruzamento na medida de Rúben Neves.

3 x 0. O craque do Manchester United fechou a conta já nos acréscimos, aos 47'. Ele aproveitou sobra de bola na entrada da área e encheu o pé de direita.

Ficha técnica
Portugal 3 x 0 Bósnia

Competição: Eliminatórias da Euro.
Local: Estádio da Luz (Portugal).
Data e hora: 17 de junho (sábado), às 15h45 (de Brasília).
Árbitro: Davide Massa.
Assistentes: Filippo Meli e Stefano Alassio.
VAR: Massimiliano Irrati.
Cartões amarelos: Pijanic e Tahirovic (Bósnia); Danilo Pereira (Portugal).
Gols: Bernardo Silva, aos 43 minutos do primeiro tempo; Bruno Fernandes, aos 31 e aos 47 minutos do segundo tempo.

PORTUGAL: Diogo Costa; António Silva, Rúben Dias; Danilo Pereira; João Cancelo, João Palhinha (Diogo Jota), Bernardo Silva (Otávio), Bruno Fernandes, Raphael Guerreiro (Semedo); Cristiano Ronaldo e João Félix (Rúben Neves). Técnico: Roberto Martínez.

BÓSNIA: Sehic; Ahmedhodzic, Sanicanin, Kolasinac (Gazibegovic), Rarisic (Tahirovic); Dedic, Cimirot, Hadziahmetovic (Hamulic); Stevanovic, Pjanic (Prcic), Dzeko (Varesanovic). Técnico: Faruk Hadzibegic.