Topo

Brasil faz dever de casa e bate Guiné em amistoso com holofotes sobre Vini

Jogadores do Brasil comemoram gol de Militão no amistoso contra Guiné, na Espanha - Albert Gea/Reuters
Jogadores do Brasil comemoram gol de Militão no amistoso contra Guiné, na Espanha Imagem: Albert Gea/Reuters
Eder Traskini, e Thiago Arantes

Do UOL, em São Paulo (SP) e Barcelona (ESP)

17/06/2023 18h30

O Brasil venceu a Guiné por 4 a 1 na tarde de hoje (17), em amistoso realizado em Barcelona (ESP).

Os gols foram marcados por Joelinton, Rodrygo, Militão e Vini Jr. Guirassy diminuiu para Guiné.

O Brasil abriu 2 a 0, mas viu Guiné diminuir antes do intervalo. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, a seleção ampliou em jogada ensaiada. Depois, já perto do fim, Malcom sofreu pênalti e Vini Jr fechou a conta.

O jogo contou com diversas ações antirracistas em apoio a Vini Jr. O Brasil jogou o primeiro tempo com uniforme preto, houve minuto de silêncio, jogadores sentados no gramado, entre outras ações.

Com a camisa 10, Vini Jr não teve sua melhor atuação pela seleção, mas marcou de pênalti. Depois de um primeiro tempo apagado, ele foi mais acionado na segunda etapa e tentou diversas jogadas, mas não levou perigo ao goleiro Koné. Quando Malcom sofreu o pênalti, ganhou a bola das mãos do capitão Casemiro para cobrar.

Curiosidade: A partida teve público baixo. Diversas entradas foram distribuídas para jogadores das categorias de base do Espanyol, dono do estádio, e as vendas para o anel superior das arquibancadas sequer foram abertas.

Amistoso contra o racismo registra caso de racismo

A partida ainda nem havia começado quando o estafe de Vini Jr sofreu uma agressão racista na entrada do estádio do Espanyol, em Barcelona (ESP), onde ocorreu a partida. Naquele momento, cerca de metade das sete ações contra o racismo planejadas pela CBF para o amistoso já tinham sido realizadas.

Com a camisa preta de número 10, Vini Jr era o centro das atenções. Todas as ações pensadas pela CBF foram feitas em apoio ao jogador do Real Madrid (ESP) que sofreu agressões racistas diversas vezes durante a temporada, a última diante do Valencia.

A manutenção da partida em território espanhol também foi escolha da própria CBF com intuito de tornar o duelo um estandarte contra o racismo. A CBF, inclusive, soube do episódio de racismo antes da bola rolar. Ainda não se sabe se a informação chegou aos jogadores.

Em campo, foram os companheiros de Vini Jr no Real Madrid que brilharam e decidiram o amistoso. Rodrygo sofreu e cobrou a falta que originou o primeiro gol, roubou a bola e marcou o segundo. Militão cabeceou bonito para fazer o terceiro. O atacante apareceu no fim para marcar o dele em pênalti sofrido por Malcom.

Durante a semana, Ramon Menezes trabalhou jogadas ensaiadas de bola parada, justamente a forma como saiu o terceiro gol brasileiro. O treinador foi cumprimentado pelo grupo após a jogada dar certo no gol de Militão.

O Brasil não criou muito mais jogadas para além das bolas paradas. O gol de Rodrygo, o único com a bola rolando, se deu após Richarlison perder lance na direita e a defesa adiantar demais a bola e perder para o brasileiro, que já invadiu a área em velocidade e finalizou bem.

Lances importantes

1x0. Rodrygo sofreu falta perto da linha lateral direita e ele mesmo levantou na área. Após um primeiro desvio no meio, a bola bate no peito de Casemiro e obriga Koné e fazer grande defesa. Mas no rebote, Joelinton estava no lugar certo e na hora certa para esticar o pé e colocar nas redes.

2x0. Richarlison é desarmado na direita, mas a bola escapa do defensor e Rodrygo, esperto, rouba já em velocidade, invade a área e bate firme pra vencer o goleiro Koné.

2x1. Sylla recebe na ultrapassagem por trás de Danilo, cruza da linha de fundo para o meio da área e Guirassy sobe mais que Marquinhos para cabecear e diminuir o placar.

3x1. No primeiro minuto do segundo tempo, a jogada ensaiada do Brasil funcionou. Paquetá recebeu de Rodrygo e cruzou para Militão tocar de cabeça fora do alcance do goleiro Koné.

Ederson! Sylla arrisca bom chute de fora da área, Ederson se estica e pratica a defesa. No rebote, Diaby finaliza sozinho tentando o contrapé, mas o goleiro Manchester City abre o compasso e defesa com o pé esquerdo.

4x1. Malcom, que entrou no segundo tempo, invadiu a área e foi derrubado por Issiga Sylla. Casemiro pegou a bola e deu nas mãos de Vini Jr. O camisa 10, que não fazia sua melhor partida pela seleção, cobrou no canto direito baixo e venceu Koné, que quase alcançou a bola.

FICHA TÉCNICA

Brasil 4 x 1 Guiné

Amistoso
Data
: 17/06/2023 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona (ESP)
Árbitro: Andris Treimanis (LAT)
Assistentes: Haralds Gudermanis (LAT) e Aleksejs Spasennikovs (LAT)
VAR: Victor Garcia (ESP)
Amarelos: Paquetá e Casemiro; I. Sylla
Gols: Joelinton (26'/1ºT), Rodrygo (30'/1ºT), Militão (1'/2ºT) e Vini Jr (43'/2ºT); Guirassy (35'/1ºT)

BRASIL: Ederson; Danilo, Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton (Bruno Guimarães) e Paquetá (Raphael Veiga); Rodrygo (Malcom), Vini Jr e Richarlison (Pedro). Técnico: Ramon Menezes (interino)

GUINÉ: Koné; Conte, Sow, Diakhaby e Issiga Sylla; Diawara, Moriba, Keita (Cissé), Guilavogui (M. Sylla) e Kamano (Diaby); Guirassy. Técnico: Kaba Diawara