Topo

Berlusconi comandou o Milan por 31 anos e era ex-sogro de Alexandre Pato

Silvio Berlusconi usou o Milan como escada política por algumas décadas na Itália - Newpress/Getty Images
Silvio Berlusconi usou o Milan como escada política por algumas décadas na Itália Imagem: Newpress/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/06/2023 08h39

Silvio Berlusconi morreu na manhã de hoje (12), aos 86 anos, após travar uma batalha contra a leucemia. Ele estava internado desde a última sexta-feira (9) no Hospital San Raffaele, em Milão.

Milan

Berlusconi ficou 31 anos à frente do Milan, mas vendeu o clube a um consórcio chinês, em abril de 2017, por cerca de 740 milhões de euros (R$ 3,8 bilhões, na cotação de hoje).

Durante o período de comando do magnata italiano, 29 títulos foram conquistados. Berlusconi dirigiu o clube em seu período mais vencedor.

Monza

Após seu período vitorioso à frente do Milan, Berlusconi comprou o Monza em 2018. Ele comprou 100% das ações do clube, que pertencia à família Colombo.

O clube que foi subiu para a primeira divisão do Campeonato Italiano no ano passado, tendo disputado a Serie A na última temporada. O time ficou na 11ª colocação da tabela.

Relação com Alexandre Pato

O jogador brasileiro foi comprado pelo Milan antes mesmo de completar 18 anos, no dia 2 de agosto de 2007. Sua estreia no clube foi em um amistoso contra o Dínamo de Kiev, no dia 6 de setembro do mesmo ano.

Pato namorou por dois anos e meio Barbara Berlusconi, filha de Silvio Berlusconi. O casal foi visto junto pela primeira vez no dia 24 de fevereiro de 2011, quando saíram de um restaurante em Milão.

Escândalos

Ele esteve envolvido em numerosos processos por corrupção e abuso de poder. O escândalo mais famoso foi o chamado 'Rubygate', no qual ele foi acusado de ter tido relações sexuais com uma jovem marroquina quando ela era menor de idade. Em seu livro biográfico, ele nega que isso tenha acontecido: "Sempre disse que nunca toquei em Ruby".

Ele também foi acusado de ter negócios com a máfia siciliana (Cosa Nostra) nos anos 90.

Ficaram também famosas as suas festas com mulheres, o que levou à abertura de vários processos contra ele por abuso de poder e incitação à prostituição de menores e outros por subornar testemunhas.

Política

Berlusconi governou a Itália por três vezes, entre os anos de 1994 e 1995, 2001 e 2006 e 2008 e 2011, e foi eleito senador da República em 2022. Ele é recordista de tempo no poder na era republicana na Itália.

Em 1994, ele fundou o Força Itália, de centro-direita, um dos partidos que hoje sustentam o governo de Giorgia Meloni, de extrema-direita. Meloni é a atual premiê do país.

Durante seu período como primeiro-ministro, Berlusconi ficou conhecido por orgias nas festas "bunga bunga", piadas vulgares e comentários inapropriados, inclusive em reuniões internacionais.

Fortuna

Berlusconi tinha uma fortuna de quase 7 bilhões de dólares (R$ 34,2 bilhões). Segundo a última atualização do ranking de bilionários da Forbes, e era o 5º mais rico da Itália.

No ranking mundial da Forbes, ele era o 348º mais rico.