Topo

Brasileirão - 2023

Ruan salva Corinthians após mil dias sem jogar e garante empate com Cuiabá

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2023 20h31

Classificação e Jogos

O Corinthians saiu atrás, mas buscou o empate contra o Cuiabá por 1 a 1 em casa hoje (10), na 10ª rodada do Brasileirão.

Deyverson voltou a balançar as redes diante do Corinthians.

Ruan Oliveira, que sofreu com três cirurgias no joelho e não entrava em campo há mais de mil dias, garantiu o empate.

O primeiro tempo teve poucas chances e ficou marcado pela saída precoce de Renato Augusto.

O empate faz com que o Corinthians tenha chances de terminar a rodada na zona de rebaixamento. Para que isso aconteça, basta uma vitória de Goiás, América-MG ou Vasco (este último por dois ou mais gols de diferença) amanhã (11).

Já o Cuiabá, com 12 pontos, sobe provisoriamente para o 13º lugar.

    Deyverson se destaca

    Muito identificado com o Palmeiras, o atacante Deyverson voltou a marcar diante do Corinthians cinco anos depois. O último tento do jogador contra o Alvinegro havia sido no Brasileirão em 2018, no Allianz Parque, no triunfo por 1 a 0 que ficou marcado pela 'piscadinha' do atleta.

    Timão em crise

    Eliminado da Libertadores na última quarta (7), o Corinthians venceu apenas um dos últimos nove jogos que fez no Brasileirão e, com a igualdade, continua próximo da zona do rebaixamento.

    Como foi o jogo

    O primeiro tempo foi bem morno, com a bola circulando muito na intermediária e chegando com pouco perigo aos dois gols. O maior destaque acabou sendo a saída de Renato Augusto, ainda com 19 minutos.

    As duas equipes voltaram com mais ímpeto do vestiário e a segunda etapa começou mais quente. O time paulista estava melhor, mas Deyverson abriu o placar com nove minutos.

    António Oliveira, treinador da equipe mato-grossense, fez quatro alterações de uma só fez aos 32 minutos da segunda etapa. As trocas não deram certo e o time da casa passou a dominar o jogo, conquistando sua igualdade no gol de Ruan três minutos mais tarde.

    Lances importantes

    19 minutos do primeiro tempo. Renato Augusto, com um desconforto na panturrilha, precisou ser substituído. Adson entrou em seu lugar.

    22 minutos do primeiro tempo. Denilson cobrou falta na lateral esquerda da área e Cássio espalmou. Na sobra, Fernando Sobral teve a chance de finalizar de dentro da área, mas o chute foi desviado para escanteio.

    46 minutos do primeiro tempo. Na melhor chance alvinegra durante a primeira etapa, Cássio fez um belo lançamento e Guilherme Biro trouxe para dentro e soltou a bomba, mas a bola subiu demais e foi para fora.

    Corinthians 0 x 1 Cuiabá. Rikelme cruzou na esquerda e bola encontrou a cabeça de Deyverson, que só desviou para o fundo da rede aos nove minutos da etapa final.

    31 minutos do segundo tempo. A bola sobrou para Yuri Alberto na marca do pênalti. O centroavante girou e bateu, contudo Walter fez a defesa sem grandes dificuldades.

    Corinthians 1 x 1 Cuiabá. O gol de empate surgiu de gois jogadores que entraram em campo. Wesley cruzou da esquerda após jogada individual e a bola ficou com Ruan na sobra. O meio-campista pegou de primeira para deixar tudo igual.

    Agenda

    Com a pausa pela data Fifa, os clubes voltam a campo apenas no meio da semana seguinte. O Corinthians terá pela frente o clássico contra o Santos na Vila Belmiro no dia 21, uma quarta, às 20h. Já o Cuiabá visita o Botafogo no Engenhão um dia depois, também às 20h.

    FICHA TÉCNICA
    CORINTHIANS 1 X 1 CUIABÁ

    Competição: Campeonato Brasileiro - 10ª rodada
    Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
    Dia e hora: 10 de abril, sábado, às 18h30 (horário de Brasília)
    Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
    Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
    VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR FIFA-RN)

    Cartões amarelos: Maycon, Ruan (COR); Denilson, Deyverson (CUI)
    Gols: Deyverson, aos 9'/2ºT para o Cuiabá; Ruan, aos 35'/2ºT para o Corinthians.

    Corinthians: Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Murillo e Matheus Bidu; Fausto Vera (Wesley), Maycon, Biro (Ruan) e Renato Augusto (Adson); Pedro (Yuri Alberto) e Róger Guedes. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

    Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Allyson, Alan Empereur e Rikelme; Fernando Sobral, Filipe Augusto (Vitão) e Denilson (Ronald Lopes); Emerson (Quagliata), Wellington Silva (Ceppelini) e Deyverson (Isidro Pitta). Técnico: António Oliveira.