Topo

Torcedor de 8 anos com câncer é atacado e tem camisa queimada na França

Torcida do Olympique de Marselha durante partida contra o Ajaccio pelo Campeonato Francês - Pascal POCHARD-CASABIANCA / AFP
Torcida do Olympique de Marselha durante partida contra o Ajaccio pelo Campeonato Francês Imagem: Pascal POCHARD-CASABIANCA / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

04/06/2023 09h41

A partida entre Ajaccio e Olympique de Marselha ontem (3), pelo Campeonato Francês, ficou marcada por uma atitude violenta da torcida da casa.

O que aconteceu

Torcedores do Ajaccio atacaram Kenzo, torcedor do Olympique de Marselha, de oito anos, que tem câncer no cérebro.

A criança e sua família estavam em um camarote do estádio François-Coty a convite do Ajaccio. Isso porque, em abril, o clube recebeu uma visita de uma associação da qual Kenzo faz parte e ouviu da criança o desejo de acompanhar o jogo entre as equipes e conhecer os jogadores do Olympique.

Kenzo teve sua camisa arrancada pela torcida da casa e queimada logo em seguida.

Em nota oficial, o Ajaccio informou que o serviço de segurança foi acionado e, depois do jogo, escoltou a família até o vestiário do Olympique de Marselha, onde Kenzo conheceu os jogadores.

O clube francês também repudiou a ação de sua torcida [veja a nota no final da matéria].

A partida, que terminou em vitória do Ajaccio por 1 a 0, contou com outras confusões envolvendo a torcida da casa fora do estádio.

Mãe de Kenzo detalha ataque

Em entrevista ao jornal "Corse-Matin", Amandine, mãe de Kenzo, detalhou como se deu a ação dos torcedores do Ajaccio.

Como pensávamos que estávamos seguros, permiti que Kenzo vestisse a camisa, meu marido o pegou pela mão para mostrar a ele os jogadores entrando em campo. E tudo deu errado. Eles empurraram meu filho e a cabeça dele bateu na grade. Eles bateram no rosto do meu marido, arrancaram a camisa do pequeno e foram queimá-la. Antes de sair do camarim, eles até cuspiram na comida que estava no chão à nossa disposição. Kenzo sabe muito bem que está muito doente, está perdendo a visão por causa do tumor e me disse: 'Antes que eu não veja mais nada, quero ver Olympique de Marselha em Ajaccio'... Esses idiotas o traumatizaram"

Veja a nota oficial do Ajaccio na íntegra

"No dia 25 de abril, o AC Ajaccio teve o prazer de receber a associação "Des coccinelles rouges pour Thomas" no estádio François-Coty. Entre os filhos desta associação estava o pequeno Kenzo, que sofria de câncer. Ele expressou seu sonho de conhecer os jogadores do Olympique de Marseille, o clube de sua cidade e seu coração. Kenzo e sua família foram convidados ao estádio François-Coty por iniciativa do Rotary Club e do presidente da Air Corsica, para que a criança realize seu sonho durante a reunião da ACA-OM esta noite.

O sonho rapidamente se transformou em pesadelo quando Kenzo e seus pais, que vieram com as cores do Olympique de Marseille, foram vergonhosamente abusados por indivíduos que invadiram seu camarote. Alertados, os seguranças do clube intervieram. Kenzo e sua família foram atendidos pelos serviços do clube e acompanhados até o vestiário para que o menino pudesse realizar seu sonho.

Estes indivíduos não representam de forma alguma os valores do nosso clube e da nossa ilha.

Mesmo a estupidez mais extrema não pode desculpar esses comportamentos! O clube condena veementemente esses atos indescritíveis! AC Ajaccio lançará luz sobre essas ações vergonhosas. Assim que os indivíduos forem identificados pelos nossos serviços, iremos denunciar os mesmos. AC Ajaccio se solidariza com o pequeno Kenzo e seus pais."