Topo

Brasileirão - 2023

Lei do ex funciona, e América-MG bate Corinthians em jogo com final quente

Do UOL, em São Paulo

03/06/2023 20h35

O Corinthians perdeu para o América-MG em Belo Horizonte por 2 a 0, viu a sequência de três jogos de invencibilidade ruir e pode terminar a rodada do Campeonato Brasileiro dentro da zona de rebaixamento. Danilo Avelar, ex-jogador do time paulista, iniciou a contagem para os mandantes, e Renato Marques decretou o resultado — Fábio Santos ainda isolou um pênalti em final eletrizante no Independência.

O resultado deixou a equipe de Vanderlei Luxemburgo estacionada com oito pontos na tabela. Os mineiros, por outro lado, subiram aos sete, mas ainda estão no Z4.

Os times voltam a jogar pelo Brasileirão no próximo fim de semana. O Corinthians recebe o Cuiabá no sábado (10), enquanto o América-MG, um dia depois, encara o Athletico — também em seus domínios. A equipe paulista ainda tem, antes disto, o jogo decisivo contra o Independiente Del Valle pela Libertadores.

Como foi o jogo

O 1° tempo foi mais truncado do que jogado e teve as defesas superando os ataques. Um dos raros lances perigosos saiu com Róger Guedes, que acertou a trave após cruzamento de Fausto Vera.

Na 2ª etapa, o duelo ganhou momentos de emoção nos minutos finais: Avelar marcou de pênalti, e Renato Marques ampliou antes de Fábio Santos, já nos acréscimos, chutar para fora uma nova penalidade.

Gols e destaques

De um lado pro outro. O Corinthians repetiu a estratégia de três zagueiros usada contra o Atlético-MG na Copa do Brasil e iniciou a partida explorando os ataques pelos lados. Foi desta maneira que Róger Guedes, ainda aos seis minutos, acertou a trave em cabeceio após cruzamento da direita feito por Fausto Vera, que atuou como um "auxiliar" de Fagner.

Mandantes esboçam reação. O América-MG usou o susto inicial para atacar, mesmo sem grandes infiltrações, o adversário. Primeiro, Aloísio ficou no quase ao demorar para chutar em desvio dentro da área. Depois, Felipe Azevedo investiu pela ponta, mas parou em Murillo.

Corinthians tenta, mas sente ausência de Renato. Os visitantes voltaram a ter mais a bola na parte final da 1ª etapa. O problema ficou na armação, especialidade de Renato Augusto — que iniciou no banco: Maycon, Fausto e, principalmente, Adson, não conseguiram abastecer Guedes e Yuri Alberto. Enquanto isso, Fagner e Fábio Santos ficaram encaixotados na marcação mineira até o intervalo.

A gente está tentando trabalhar a bola, quando o Renato [Augusto] não está em campo, tento procurar descer um pouco mais para levar a bola para a gente lá na frente" Róger Guedes ao Premiere no fim do 1° tempo

Fábio Santos, do Corinthians, e Mateus Henrique, do América-MG brigam pela bola no Independência - Gilson Junio/AGIF - Gilson Junio/AGIF
Fábio Santos, do Corinthians, e Mateus Henrique, do América-MG brigam pela bola no Independência
Imagem: Gilson Junio/AGIF

Cenário não muda no 2° tempo, e Luxa atende a pedidos. Os primeiros 15 minutos pós-intervalo continuaram com um visitante emperrado diante de um mandante pouco eficiente. Os mais de 4 mil corintianos no Independência, então, pediram Renato Augusto — e foram atendidos por Luxemburgo. Além do camisa 8, Giuliano entrou em campo, e Adson e Fausto Vera foram para o banco. Mancini respondeu colocando Henrique Almeida e Renato Marques no gramado.

América-MG acha pênalti, e 'ex' abre placar. O jogo seguia morno até os 24 minutos, quando Juninho recebeu na ponta esquerda, cruzou para a área e viu a bola bater nos dedos do jovem zagueiro Caetano. Após longa análise no VAR, o árbitro Anderson Daronco marcou a penalidade. Danilo Avelar, ex-Corinthians, bateu cruzado, superou Cássio e fez o 1 a 0.

Danilo Avelar comemora gol do América-MG sobre o Corinthians, seu ex-clube - Gilson Junio/AGIF - Gilson Junio/AGIF
Danilo Avelar comemora gol do América-MG sobre o Corinthians, seu ex-clube
Imagem: Gilson Junio/AGIF

Garotos decidem a vitória. Os mandantes decretaram o resultado já na casa dos 41 minutos — com os jovens Júlio e Renato Marques brilhando. O lateral, que entrou no lugar do lesionado Mateus Henrique, foi até a linha de fundo e cruzou para trás. Renato, que substituiu Aloísio, finalizou forte de pé direito e ampliou: 2 a 0.

Fábio Santos isola pênalti. Pouco tempo depois, um garoto do outro time deu às caras e tentou mudar, em vão, o cenário para sua equipe: Pedro partiu em jogada individual pela direita, foi derrubado dentro da área e viu Daronco marcar nova penalidade. Fábio Santos, no entanto, isolou a cobrança e pôs fim a qualquer esboço de arrancada corintiana.

Fábio Santos lamenta pênalti perdido nos minutos finais de América-MG x Corinthians - Gilson Junio/AGIF - Gilson Junio/AGIF
Fábio Santos lamenta pênalti perdido nos minutos finais de América-MG x Corinthians
Imagem: Gilson Junio/AGIF

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 x 0 CORINTHIANS

Data e horário: 3 de junho de 2023, às 18h30 (de Brasília)
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Maíra Mastella Moreira (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Juninho (AMG)
Cartões vermelhos:
Gols: Avelar (AMG), aos 25 min do 2° tempo; Renato Marques (AMG), aos 41 min do 2° tempo

AMÉRICA-MG: Mateus Pasinato; Mateus Henrique (Júlio), Wanderson, Avelar e Marlon; Lucas Kal (Alê), Juninho e Breno (Rodriguinho); Felipe Azevedo, Aloísio (Renato Marques) e Mastriani (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Murillo (Felipe Augusto) e Caetano; Fagner, Fausto Vera (Giuliano), Maycon, Adson (Renato Augusto) e Fábio Santos; Róger Guedes e Yuri Alberto (Pedro). Técnico: Vanderlei Luxemburgo