Topo

Copa do Brasil - 2023

Abel é expulso e Fortaleza vence, mas Palmeiras avança na Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/05/2023 21h01

O Palmeiras está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. O Fortaleza venceu por 1 a 0, no Castelão, mas não foi o suficiente para tirar a vaga do Alviverde na próxima fase.

O Palmeiras avançou com 3 a 1 no placar agregado pela vantagem construída no jogo de ida, no Allianz Parque.

Lucero marcou o gol do Leão do Pici, aos 28 do segundo tempo.

O técnico Abel Ferreira foi expulso no segundo tempo. Ele já havia sido advertido com cartão amarelo por reclamação na etapa inicial e foi mandado mais cedo ao vestiário com um vermelho direto.

O Alviverde volta a campo no domingo (4) para enfrentar o Coritiba, no Allianz Parque, pela nona rodada do Brasileirão. Já o Fortaleza visita o Botafogo no sábado (3), no Engenhão.

A equipe paulista agora aguarda sorteio para conhecer o adversário das quartas. Os jogos de ida estão marcados para o dia 5 de julho, enquanto a vaga será em 12 de julho.

Como foi o jogo

abel - Lucas Emanuel/AGIF - Lucas Emanuel/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, foi amarelado no jogo contra o Fortaleza, pela volta da Copa do Brasil
Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

O Fortaleza se impôs em campo no decorrer do primeiro tempo. O Palmeiras até começou a partida com as linhas altas, controlando a posse, mas não conseguiu desenvolver as jogadas e passou a defender a vantagem.

O time da casa encurralou o adversário e quase inaugurou o placar antes do intervalo, mas Lucero desperdiçou a principal chance da equipe. Foram mais de dez finalizações do Leão do Pici, enquanto o Alviverde só chutou uma vez — e não chegou a acertar gol defendido por João Ricardo.

Seguro, Weverton evitava que os mandantes incendiassem o jogo em busca da virada. O goleiro palmeirense não precisou fazer nenhum milagre até a metade do segundo tempo, mas vinha sendo providencial quando exigido.

O Palmeiras teve um gol anulado por impedimento quando o jogo ainda estava empatado. Navarro completou um cruzamento de Veiga aos 27' do segundo tempo, mas o tento foi anulado porque ele estava em posição irregular.

O Fortaleza marcou na reta final e acabou com a sequência de 15 jogos de invencibilidade do adversário. O time da casa pressionou até o fim, mas não voltou a balançar a rede e terminou eliminado — eles precisavam de mais dois gols para levar a disputa para os pênaltis.

Gol e destaques

Primeira chance. Aos 11' de jogo, Lucero cobrou escanteio da direita, Brítez venceu na disputa pelo alto e cabeceou cruzado. A bola, no entanto, saiu muito pelo lado.

Weverton segura. Aos 45', Pikachu foi lançado na direita, em velocidade, e cruzou para a área. Galhardo recebeu e amorteceu para Lucero, que vinha por trás, mas o chute saiu fraco e facilitou para o goleiro do Palmeiras.

Galhardo manda para fora. Aos 13' do segundo tempo, Galhardo recebeu de Dudu na entrada da área e chapou de primeira. A bola passou próxima à trave esquerda do gol.

Gol impedido. Aos 27', Luan lançou Veiga, que invadiu a área e cruzou. Navarro desviou para dentro do gol, mas o tento foi anulado por impedimento do atacante.

1x0. Na sequência, aos 28', o Fortaleza teve contra-ataque e Pochettino chutou cruzado da entrada da área. A bola carimbou a trave e voltou nos pés de Lucero, que empurrou para o fundo da rede.

Ficha técnica
Fortaleza 1 x 0 Palmeiras [1x3 no agregado]

Competição: Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e hora: 31 de maio de 2023, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Eduardo Gonçalves da Cruz
VAR: Wagner Reway
Público: 42.540
Renda: R$ 969.494,00
Gol: Lucero, aos 28'/2ºT
Amarelos: Galhardo, Rony, Abel Ferreira, Vitor Castanheira, Piquerez e Weverton
Vermelhos: nenhum

Fortaleza: João Ricardo; Dudu (Romero), Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Hércules), Pochettino e Pikachu (Calebe); Guilherme (Romarinho), Thiago Galhardo (Zanocelo) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Palmeiras: Weverton, Mayke, Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Menino), Richard Ríos e Veiga (Naves); Tabata, Dudu (Breno Lopes) e Rony (Navarro). Técnico: Abel Ferreira