Topo

Brasileirão - 2023

Botafogo vence o América-MG e aumenta vantagem na liderança do Brasileirão

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/05/2023 20h56Atualizada em 29/05/2023 08h54

O Botafogo venceu o América-MG, por 2 a 0, e ampliou a distância na liderança do Brasileirão 2023. Os gols alvinegros na partida de hoje (28), no Nilton Santos, foram de Júnior Santos e Luis Henrique.

O resultado fez com que o time treinado por Luís Castro chegasse a 21 pontos em oito rodadas. A diferença em relação ao segundo colocado, o Palmeiras, pulou para cinco pontos.

A campanha do Botafogo, com sete vitórias nos oito primeiros jogos, era algo que só o Palmeiras, em 2019, tinha atingido em uma edição de pontos corridos.

O Botafogo segue invicto jogando no Nilton Santos desde que o clube implantou o gramado sintético. Em casa, são cinco jogos e cinco vitórias pela Série A.

O América-MG segue na zona de rebaixamento. O time de Vagner Mancini é o penúltimo, com quatro pontos.

O lateral-esquerdo Marçal levou o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra o Athletico, sábado, às 18h30, na Arena da Baixada. Ao mesmo tempo, o América-MG enfrentará o Corinthians, no Independência, sem Iago Maidana, também suspenso.

O lateral-direito Marcinho, do América-MG, reencontrou-se com a torcida do Botafogo: foi vaiado e xingado de assassino. Ele responde por homicídio culposo (sem intenção de matar) pelo atropelamento de Alexandre Silva de Lima e Maria Cristina José Soares, no Rio, em 2020.

Como foi o jogo

O Botafogo mostrou logo a que veio. Com dois minutos, saiu o gol de Júnior Santos, com uma cabeçada certeira no canto do goleiro. A jogada foi construída pela direita e teve cruzamento de Di Plácido.

O líder do campeonato teve muita tranquilidade. O jogo alvinegro de inversões, giro de bola e controle do jogo rendeu algumas situações de gol que saíram naturalmente.

O artilheiro do campeonato, Tiquinho Soares, não jogou porque estava suspenso. A alternativa de Luís Castro foi adiantar Eduardo, colocando-o centralizado no ataque, enquanto Luis Henrique e Júnior Santos deram o volume pelas pontas.

O América-MG não conseguiu volume suficiente para levar perigo significativo a Lucas Perri e tampouco encaixou a marcação no Botafogo. O goleiro alvinegro trabalhou basicamente em uma jogada em que havia impedimento do ataque do time mineiro.

O Botafogo voltou ainda melhor no segundo tempo. Aumentou o nível de intensidade e quase abriu o placar com menos de um minuto. A bola de Eduardo explodiu no travessão.

Luis Henrique ampliou a vantagem, aos 14 minutos do segundo tempo, depois de uma bela jogada. O toque de Eduardo de calcanhar deixou o veloz atacante na cara do goleiro. Ele driblou Pasinato e tocou para o gol vazio.

O Botafogo se manteve organizado — uma tônica do time de Luis Castro neste Brasileirão —, não baixou a guarda durante a maior parte do segundo tempo e saiu com a vitória que dá ainda mais tranquilidade na competição.

O aviso da torcida para o próximo jogo do Botafogo, contra o Athletico, mas pela Copa do Brasil foi: "É guerra, é guerra, quarta-feira é guerra". O alvinegro perdeu o primeiro jogo por 3 a 2, fora de casa, e precisa virar o confronto das oitavas de final.

Outros lances de perigo

Triscando. Luis Henrique arrancou em velocidade pela esquerda partindo da linha do meio-campo. Ele cruzou rasteiro, a bola sobrou para Júnior Santos, que chutou rasteiro à direita do gol de Pasinato, aos 27 minutos do primeiro tempo.

Explodiu! O Botafogo quase ampliou o placar com menos de um minuto no segundo tempo. O chute de Eduardo parou no travessão.

Acelerado. Contra-ataque perigoso do Botafogo termina com Pasinato salvando uma bola na dividida por baixo com Júnior Santos. O atacante do Botafogo entrou com liberdade na área, mas adiantou a bola e facilitou o corte do goleiro do América-MG, aos 19 minutos da etapa final.

Ficha técnica

Botafogo 2 x 0 América-MG

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 28/5/2023, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Luís Marques
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Cartões amarelos: Marçal, Victor Cuesta (BOT); Renato Marques, Iago Maidana, Marcinho (AMG)
Gols: Júnior Santos, 2'/1ºT (1-0); Luis Henrique, 14'/2ºT (2-0)

Botafogo: Lucas Perri, Di Placido, Adryelson (Philipe Sampaio), Víctor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Raí); Júnior Santos, Luis Henrique (Victor Sá) e Eduardo (Janderson). Técnico: Luís Castro

América-MG: Mateus Pasinato, Marcinho, Wanderson, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal, Breno (Juninho), Emmanuel Martínez (Alê); Everaldo (Mateus Gonçalves), Felipe Azevedo (Mastriani) e Renado Marques (Aloísio). Técnico: Vagner Mancini