Topo

Cruzeiro

Cruzeiro: Ronaldo diz não lembrar de estreia como profissional há 30 anos

Ronaldo ainda garoto, pelo Cruzeiro - Folhapress
Ronaldo ainda garoto, pelo Cruzeiro Imagem: Folhapress

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

25/05/2023 13h30

Ronaldo disse não lembrar com detalhes de sua estreia como profissional, jogando pelo Cruzeiro, há exatos 30 anos. Foi em uma partida contra a Caldense, no dia 25 de maio de 1993, pelo Campeonato Mineiro.

Não me lembro exatamente como foi minha atuação, mas com certeza lembro dessa sensação de realização de um sonho de estar num clube gigante como o Cruzeiro, estreando como profissional, era uma meta de vida e já estava realizando tão jovem, aos 16 anos"

O que aconteceu

Ronaldo estreou como profissional no dia 25 de maio de 1993, na cidade de Poços de Caldas, com apenas 16 anos, em partida contra a Caldense. "Isso já faz muito tempo [risos], é tão gostoso lembrar deste momento, essa fase onde iniciei a carreira com muitas dúvidas e incertezas sobre o futuro (...) Foi aquele frio na barriga, aquela situação inusitada de estar em campo pela primeira vez e realizando um sonho de infância", disse em entrevista à Betfair.

O Cruzeiro saiu vitorioso, batendo a Caldense por 1 a 0. 30 anos depois, Ronaldo está de volta ao clube como gestor. "Ter sido chamado pelo Cruzeiro e poder ter começado a carreira por aqui realmente é um motivo de muito orgulho para mim, e hoje, voltar na situação que estou, só mostra uma história muito linda entre o Cruzeiro e eu".

Ronaldo também falou sobre como foi receber a proposta para se transferir do pequeno São Cristóvão para o Cruzeiro. "Era uma mistura de muito orgulho com muito medo e muita insegurança, muita coisa passa na cabeça de um jovem de 16 anos pois estava assumindo uma responsabilidade imensa de vestir a camisa do Cruzeiro, para milhões de torcedores fanáticos".

O que mais ele disse

Esforço mínimo na escola. "Eu apenas pensava em ser jogador de futebol, me dedicava muito para isso. Fazia infelizmente um esforço mínimo na escola para passar de ano, já que minha mãe atrelava eu passar de ano para poder jogar futebol, eu tinha que me esforçar muito, mas o futebol sempre foi meu grande objetivo".

Diferenças entre atleta e gestor. "O futebol é a grande paixão da minha vida, e hoje estar entendendo muito mais sobre a indústria do futebol e ter passado parte da minha vida como jogador, isso me credencia muito em estar na minha posição podendo fazer as melhores escolhas pro clube, é um desafio diferente, no entanto desafiador que me motiva cada vez mais em crescer deste lado".

Como foi a estreia de Ronaldo

Ronaldo começou o jogo contra a Caldense porque o então técnico Pinheiro optou por escalar um time reserva no Campeonato Mineiro, com o intuito de poupar os titulares para o duelo contra o Vasco, pela Copa do Brasil.

O Cruzeiro venceu o jogo por 1 a 0 com um gol de Ramón Menezes, atual técnico interino da seleção brasileira.

O Estádio Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, em Poços de Caldas (MG), recebeu apenas 2.484 torcedores naquela partida que se tornaria histórica.

Cruzeiro