Topo

La Liga diz que fará investigação após insultos racistas contra Vini Jr.

Vini Jr do Real Madrid, reage após ouvir gritos de macaco da torcida do Valencia em jogo no estádio Mestalla - JOSE JORDAN/AFP
Vini Jr do Real Madrid, reage após ouvir gritos de macaco da torcida do Valencia em jogo no estádio Mestalla Imagem: JOSE JORDAN/AFP

Colaboração para o UOL

21/05/2023 18h20

A La Liga emitiu uma nota após o caso de racismo contra Vini Jr neste domingo (21), durante a derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0. A entidade diz que fará uma investigação .

O que aconteceu

A La Liga informou que solicitou as imagens disponíveis para uma investigação.

A entidade espanhola diz que, caso detecte algum crime de ódio após a investigação, irá tomar as medidas cabíveis.

O caso de racismo

Durante a partida entre Valencia e Real Madrid, os torcedores do time mandante entoaram gritos racistas contra Vini Jr. Nos acréscimos da partida, o jogador acabou expulso por confusão generalizada entre as duas equipes.

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, saiu em defesa do brasileiro e criticou a La Liga pela falta de suporte. O técnico enfatizou que, em situações como essa, é necessário paralisar o jogo - o que não aconteceu.

Vini Jr usou suas redes sociais para se pronunciar e detonar a Espanha, a La Liga e a Federação. O jogador, visivelmente abalado, deixou em aberto seu futuro no Real Madrid.

Leia a nota

Diante dos incidentes ocorridos durante Valência x Real Madrid, no Estádio de Mestalla, LaLiga informa que já solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o ocorrido. Uma vez concluída a investigação, em caso de detectar algum crime de ódio, LaLiga tomará as medidas cabíveis.

LaLiga também investigará as imagens em que insultos racistas foram supostamente dirigidos a Vinicius Jr. fora do Estádio Mestalla.

LaLiga é proativa diante de todos os incidentes racistas contra o jogador do Real Madrid, Vinicius Jr. Assim, apresentou uma queixa nove vezes nas últimas 2 temporadas perante o Comitê de Competições da RFEF, Comissão Estadual contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte, Ministério Público do Ódio e Tribunais.