Topo

Brasileirão - 2023

Palmeiras goleia Grêmio com brilho de Veiga e dorme líder do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2023 23h26

O Palmeiras manteve a sua série invicta e bateu o Grêmio por 4 a 1, no Allianz Parque, pela quinta rodada do Brasileirão.

Raphael Veiga, duas vezes, Mayke e Luan marcaram para o time da casa. Os gols saíram aos 23 minutos do primeiro tempo; aos 9, aos 23 e aos 28 da segunda etapa.

Bitello fez para o Tricolor gaúcho, nos acréscimos antes do intervalo.

O Alviverde chegou a 13 pontos e assume provisoriamente a liderança do campeonato — a equipe pode ser ultrapassada pelo Botafogo, que tem 12 e enfrenta o Corinthians amanhã (11). O Grêmio, por sua vez, está em 7º na tabela, com oito pontos.

Os comandados por Abel Ferreira estão há 27 jogos sem perder no estádio palmeirense. A última derrota do time no Allianz ocorreu em julho do ano passado, diante do Athletico-PR

O Palmeiras volta a campo no sábado (13) para enfrentar o Bragantino, também em casa, pela 6ª rodada. Já o Tricolor gaúcho recebe o Fortaleza no dia seguinte (14).

Curiosidade: Veiga balançou a rede pela quarta partida consecutiva e chegou ao seu décimo tento em 2023, isolando-se ainda mais da artilharia do time na temporada.

Veiga artilheiro e atropelo no Allianz

palmeiras - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Raphael Veiga, do Palmeiras, comemora após marcar contra o Grêmio, pelo Brasileirão
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O Alviverde foi superior e poderia ter aumentado a vantagem ainda no primeiro tempo. Os palmeirenses não conseguiram traduzir o volume criado em gols e viram o goleiro Grando protagonizar uma série de defesas.

O Grêmio, no entanto, arrancou o empate nos acréscimos. Os visitantes marcaram no segundo chute ao gol adversário.

Os mandantes retomaram o controle do jogo e decretaram a goleada após o intervalo. Já o Tricolor não voltou a levar perigo à meta de Weverton — a equipe não contou com Suárez, que foi poupado pela sequência e pelo gramado sintético.

Mencionado em esquema de apostas esportivas, Nathan foi opção no banco do Grêmio. Ele foi acionado pelo técnico Renato Portaluppi no decorrer do segundo tempo.

O Palmeiras conquistou a sua décima vitória seguida no Allianz, igualando o recorde em sua casa estabelecido entre janeiro e abril de 2022. Além disso, são dez jogos sem perder desde a derrota para o Bolívar, no início de abril.

Gols e destaques

Primeira chegada. Aos 5, Mayke chegou no fundo pela direita e cruzou. A bola sobrevoou a área e chegou até Piquerez, que bateu rasteiro, e Grando defendeu.

Contra-ataque quase mortal. Aos 7', Weverton repôs rápido e iniciou um contra-ataque com Dudu, que carregou desde a intermediária e acionou Artur. O camisa 14 chutou da entrada da área, e Grando resvalou para fazer a defesa.

1x0. Aos 23', Dudu inverteu o jogo com Mayke, que cruzou e encontrou Veiga. O camisa 23 subiu entre dois defensores e cabeceou para inaugurar o placar.

Chamou para dançar. Aos 35', Dudu partiu para cima de Kannemann e sambou diante do marcador na área, mas finalizou contestado, e Grando defendeu sem dificuldades.

1x1. Aos 47', Bitello teve espaço e avançou pelo meio. Ele quase se desequilibrou, mas bateu colocado e acertou o ângulo. Weverton chegou a encostar na bola, mas não conseguiu desviar.

Grando salva. Aos 3' do segundo tempo, Artur cruzou e Rony mergulhou de peixinho. A bola ainda desviou, e Grando defendeu no reflexo.

Pênalti e 2x1. Aos 9', o Palmeiras mandou uma bola para a área, Luan desviou de cabeça e a bola bateu no braço de Uvini. O árbitro marcou pênalti na hora. Veiga foi para a cobrança, deslocou o goleiro e acertou o meio do gol.

3x1. Aos 23', Mayke recebeu na entrada da área e tocou para Rony. Kannemann consegue travar o chute, mas o próprio lateral se antecipou para ficar com a sobra e tocou no contrapé de Grando para ampliar o placar.

4x1. Aos 28', Veiga recebeu na esquerda e cruzou. A bola passou por toda a área e foi parar no pé de Luan, na segunda trave, que precisou apenas empurrar para o gol escancarado.

Opinião dos colunistas

O Palmeiras não tirou o pé nem por um segundo. Seguiu amassando o oponente, mesmo com o resultado garantido, bem no estilo Abel Ferreira. Alicia Klein

Vou ser repetitivo dizendo que o Palmeiras é o time mais forte da América do Sul e o Abel Ferreira, o melhor treinador trabalhando no Brasil. Para quem reclamava que o seu time ganhava mas não jogava bem, assistiu nesta noite um show verde no Allianz." Casagrande

Se tem algo que explica por que o Palmeiras emplacou quatro vitórias seguidas, três no Campeonato Brasileiro e uma na Copa Libertadores, é o futebol de Raphael Veiga, o 'Veiganismo'." Luís Rosa

Como é esperto o Renato Gaúcho, hein? Sabendo que a derrota do seu Grêmio diante do Palmeiras era certa, sacou do jogo Suárez, o que, para o espetáculo, foi uma pena. Mas a realidade é que o Verdão venceria o time do Sul mesmo se o uruguaio estivesse em campo ao lado do próprio Renato Portaluppi, Jardel e Paulo Nunes." Milton Neves

O primeiro tempo palmeirense foi impecável, com doze finalizações, seis certeiras, só três sofridas, 65% de posse de bola. Só não foi perfeita a exibição, por causa do chute no ângulo de Bitello, que empatou a partida aos 46 minutos." PVC

Ficha técnica

Palmeiras 4 x 1 Grêmio

Competição: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data e hora: 10 de maio de 2023, às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Braulio da Silva Machado

Assistentes: Bruno Raphael Pires e Alex dos Santos

VAR: Wagner Reway

Público: 37.532

Renda: R$ 2.893.720,73

Gols: Raphael Veiga, aos 23'/1ºT, Bitello, aos 47'/1ºT, Raphael Veiga, aos 9'/2ºT, Mayke, aos 23'/2ºT, e Luan, aos 28'/2ºT

Amarelos: Zé Rafael, Mathias Villasanti, Grando, Uvini, Kannemann e Piquerez

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho), Menino e Raphael Veiga (Endrick); Artur (Breno Lopes), Rony (Richard Ríos) e Dudu (Bruno Tabata). Técnico: Abel Ferreira

Grêmio: Gabriel Grando; Uvini, Bruno Alves e Kannemann (André); Thomas Luciano (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Everton Galdino), Bitello e Reinaldo; Cristaldo (Zinho) e Vina (Nathan). Técnico: Renato Portaluppi