Topo

Brasileirão - 2022

Fluminense freia embalo do Cruzeiro e volta a vencer pelo Brasileiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/05/2023 23h36

Na visita ao Mineirão para encarar um Cruzeiro confiante, o Fluminense saiu com a vitória por 2 a 0, mesmo com dois a menos e pênalti perdido pela Raposa.

O Fluminense foi fatal mesmo fora de casa e não desperdiçou chances diante dos anfitriões, marcando com Ganso e Cano.

A Raposa pressionou, mas perdeu pênalti com Bruno Rodrigues e, ainda que terminando o jogo com dois a mais, não conseguiu furar a defesa do Flu. O pênalti ainda rendeu atrito entre Bruno Rodrigues e Henrique Dourado, que disputaram a cobrança.

O Cruzeiro vinha de quatro vitórias seguidas, sendo três pelo Brasileirão. O time estacionou nos 9 pontos na tabela e é o quarto.

Já o Tricolor das Laranjeiras sai com vitória após dois jogos sem vencer. Agora, são 10 pontos somados no campeonato, no terceiro lugar.

O Cruzeiro volta a campo no clássico mineiro contra o América-MG, fora de casa, no domingo (14).

Já o Flu recebe o Cuiabá no Maracanã no sábado (13), ambos pela sexta rodada do Brasileiro.

Como foi o jogo:

Primeiros minutos de um jogo bem disputado, mas poucos lances de perigo. Com ambos os times buscando a troca de passes para envolver o adversário, as defesas davam um combate efetivo e não abriam espaço para sofrer.

Cruzeiro cresceu e ficou perto do gol, mas o Flu foi quem marcou. Em contra-ataques e jogadas aéreas, os donos da casa ameaçaram Fábio e ficaram no quase e, no finzinho, viram o Flu marcar após bate-rebate dentro da área.

Na volta do vestiário, o Cruzeiro foi para cima do Flu, mas levou o segundo. Na primeira chance na segunda etapa, o time carioca aumentou a vantagem.

Teve pênalti e confusão entre jogadores do Cruzeiro. O Cruzeiro teve um pênalti marcado a seu favor. Bruno Rodrigues parou na defesa de Fábio, mas a arbitragem mandou a cobrança voltar porque o goleiro se adiantou. Na sequência, Henrique Dourado pegou a bola para bater, o que irritou Bruno Rodrigues. Após discussão entre os dois, Bruno acabou tendo a segunda chance, mas mandou para fora.

Com um a mais, Cruzeiro mostrou nervosismo após os pênaltis perdidos. Mesmo com o apoio da torcida, a Raposa não soube aproveitar a vantagem numérica, que virou de dois jogadores a mais graças a uma lesão de Alexsander. Os donos da casa pecaram nas tentativas ofensivas num jogo que foi até os 59 minutos do segundo tempo e saíram com a derrota.

Flu - Gilson Junio/AGIF - Gilson Junio/AGIF
Ganso em ação pelo Fluminense na partida contra o Cruzeiro, válida pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: Gilson Junio/AGIF

Lances perigosos e gols:

Aos 16 do primeiro tempo, Neto Moura dá o primeiro susto em Fábio. Em passe de Gilberto que surpreendeu a defesa tricolor, Neto Moura conseguiu ficar livre pela esquerda e encheu o pé em direção ao gol, mas mandou na rede pelo lado de fora.

Aos 29 do primeiro tempo, Cano obriga Rafael Cabral a fazer primeira defesa difícil. Fora da área, pela direita, Cano aproveitou erro de saída de Rafael Cabral, limpou a jogada e achou um espaço para mandar uma bomba para o gol, defendida pelo goleiro.

Cruzeiro responde imediatamente com contra-ataque aos 30. Em transição rápida pela direita, a bola viajou até Bruno Rodrigues, livre já perto da área, que tentou encobrir Fábio, mas pegou mal na bola.

Wesley quase marca com um cruzamento aos 34. Chegando pela direita, o camisa 11 parecia que ia cruzar, mas mandou uma bomba que foi em direção ao gol, fazendo Fábio mandar pela linha de fundo.

Cano salva Fluminense aos 35. Na jogada seguinte, no escanteio, Luciano Castán cabeceou onde Fábio não chegaria, mas Cano estava lá para tirar e livrar o Flu do gol.

Fluminense abre o placar com Ganso aos 43 do primeiro tempo. Após bola na área e bate-rebate, Ganso não desperdiçou e chutou no canto.

Primeiros minutos do segundo tempo com boas chances do Cruzeiro. Um ataque rápido da Raposa deixou a bola nos pés de Bruno Rodrigues, que chutou rasteiro no canto fechado por Fábio. Na sequência, Neto Moura bateu para fora.

Flu amplia com Cano aos 8 do segundo tempo. Em boa jogada pela direita, Ganso achou Guga dentro da área em passe de primeira, e o lateral cruzou para Cano cabecear sozinho para marcar o segundo.

Wesley quase desconta para o Cruzeiro aos 13. Wesley recebeu ótima bola nas costas de Felipe Melo e mandou no cantinho esquerdo de Fábio, tirando tinta da trave.

Vital quase faz golaço aos 17. Após escanteio, a bola sobrou para Mateus Vital fora da área, que mandou de chapa, no ângulo, para defesa importante de Fábio.

Pênalti desperdiçado pelo Cruzeiro aos 29. Após empurrão de Manoel dentro da área, Bruno Rodrigues bateu para fora na segunda tentativa. Antes, Fábio defendeu, mas se adiantou.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 0 x 2 Fluminense

Competição: Quinta rodada do Brasileirão.

Local: estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Data e horário: 10 de maio de 2023, às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza.

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon e Evandro de Melo Lima.

Cartão Amarelo: Marcelo (Fluminense), aos 19, Wesley (Cruzeiro), aos 41 do primeiro tempo. Thiago Santos (Fluminense), aos 26, Manoel (Fluminense), aos 29, André (Fluminense), aos 31, Fábio (Fluminense) 34 do segundo tempo.

Cartão Vermelho: André (Fluminense), aos 31 do segundo tempo.

Gols: Ganso (Fluminense), aos 43 do primeiro tempo e Cano (Fluminense), aos 8 do segundo tempo.

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Oliveira, Luciano Castán (Nikão), Marlon; Machado (Daniel Junior), Neto Moura (Wallison), Mateus Vital, Wesley (Stênio), Gilberto (Henrique Dourado) e Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa.

Fluminense: Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo (Manoel), Marcelo (Thiago Santos); André, Alexsander, Lima, Ganso (Lelê), Arias (Isaac) e Cano (David Braz). Técnico: Fernando Diniz.