Topo

Brasileirão - 2023

Botafogo vence Atlético-MG com gol de letra e mantém 100% no Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/05/2023 20h26Atualizada em 07/05/2023 20h56

O Botafogo venceu o Atlético-MG em casa e manteve os 100% de aproveitamento no Brasileiro, assim como a liderança da competição.

O triunfo por 2 a 0 foi construído com gols de Victor Sá, que fez de letra, e Matheus Nascimento.

Com o resultado, o Alvinegro foi a 12 pontos em quatro partidas, enquanto o Galo permanece com quatro.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Corinthians, novamente em casa. Já o Atlético-MG visita o Cuiabá.

Como foi o jogo

Lá e cá. Apesar de fora de casa, o Atlético-MG começou o jogo com mais presença no ataque e assustando o Botafogo, que foi a campo com uma equipe bastante modificada. A equipe carioca, porém, conseguiu se segurar e, aos poucos, conseguiu ditar o ritmo.

Meio de campo. O Botafogo poupou diversos jogadores, mas viu o meio de campo formado por Marlon Freitas, Gabriel Pires e Lucas Fernandes encaixar, além do jovem Matheus Nascimento conseguir participar bem do jogo. O placar foi aberto em boa trama, que terminou com toque de letra de Victor Sá.

Reclamações. No começo do jogo, após cobrança de escanteio e com a bola viva na área, a zaga do Botafogo foi cortar e a bola pegou no braço de Gabriel Pires. Depois, novamente em lance na área, agora do Atlético-MG, a bola bateu em Jemerson e os alvinegros pediram pênalti.

Mudanças. O Atlético-MG voltou do intervalo com alterações, e colocou em campo Patrick, Igor Gomes e Pavón. No início do segundo tempo, o Galo até deu indícios de que poderia buscar o empate, mas o Botafogo logo voltou a tomar as rédeas. Com intensidade, conseguiu fazer uma boa marcação no meio e ter liga nas saídas em velocidade ao ataque. Com oportunismo, Matheus Nascimento ampliou.

Tudo ou nada. Nos minutos finais, o Galo ainda buscou o "tudo ou nada", mas falhou nos momentos de decidir as jogadas e deixou espaços, levando sustos.

Lances importantes

Segura! Aos 9 minutos do 1º tempo, após cobrança de escanteio, Lucas Perri falhou e deixou a bola viva na área, nos pés de Hulk, mas Cuesta conseguiu evitar.

Quase. Aos 18 minutos do 1º tempo, Lucas Fernandes recebeu de Júnior Santos na entrada da área e bateu de primeira. A bola explodiu na defesa do Atlético-MG e saiu pela linha de fundo.

1x0. Aos 29 minutos do 1º tempo, após troca de passes, Di Placido recebeu em profundidade e cruzou. Victor Sá se antecipou à marcação e tocou de letra para o fundo da rede.

De novo? Aos 46 minutos do 1º tempo, Júnior Santos fez boa jogada pela direita e cruzou. Victor Sá finalizou pressionado, mas a bola passou perto da trave.

Passou perto. Aos 3 minutos do 2º tempo, Pávon bateu cruzado e a bola passou por todo mundo dentro da área. Paulinho quase conseguiu chegar para empatar.

Tirou. Aos 6 minutos do 2º tempo, Paulinho passou por Adryelson, invadiu a área do Botafogo e tocou para Hulk, mas Marlon Freitas se antecipou e cortou.

Defesa. Aos 9 minutos do 2º tempo, houve uma cobrança de falta para o Botafogo, a bola foi desviada e foi para o gol, mas Everson conseguiu defender.

2x0. Aos 15 minutos do 2º tempo, Victor Sá fez jogada pela direita e cruzou. Júnior Santos tentou o cabeceio e a bola pegou na defesa. No rebote, Matheus Nascimento fez o segundo do Alvinegro.

Pegou. Aos 31 minutos do 2º tempo, Victor Sá recebeu em contra-ataque, cortou para o meio e bateu. Everson evitou o terceiro.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 ATLÉTICO-MG

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e hora: 7 de maio, domingo, às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/ SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA/ SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA/ SP)
Cartões amarelos: Rubens, Battaglia, Mauricio Lemos (CAM)
Cartões vermelhos: -
Gols: Victor Sá, do Botafogo, aos 29'/1ºT; Matheus Nascimento, do Botafogo, aos 15'/2ºT

Botafogo: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Víctor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Eduardo) e Lucas Fernandes (Tchê Tchê); Júnior Santos (Matías Segovia), Victor Sá (Luis Henrique) e Matheus Nascimento (Tiquinho Soares). Técnico: Vitor Severino (auxiliar)

Atlético-MG: Everson; Mariano, Mauricio Lemos, Jemerson e Rubens (Patrick); Battaglia, Edenílson (Pavón), Hyoran (Igor Gomes) e Zaracho; Paulinho (Vargas) e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet