Topo

Inglês - 2022/2023

City vence com recorde de Haaland e toma liderança do Arsenal no Inglês

Haaland celebra o seu 34º gol na Premier League, marcado contra o Fulham - Marc Atkins/Getty Images
Haaland celebra o seu 34º gol na Premier League, marcado contra o Fulham Imagem: Marc Atkins/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

30/04/2023 12h02

O Manchester City venceu o Fulham por 2 a 1 hoje, no Craven Cottage, pela 34ª rodada do Campeonato Inglês.

Haaland abriu o placar de pênalti aos 3' e se tornou o maior artilheiro de uma edição da Premier League. Julian Álvarez marcou o segundo do City, um golaço, e o brasileiro Carlos Vinícius, o Vinícius da Pose, fez o gol do Fulham, aos

O time de Guardiola chega a 76 pontos, ultrapassa o Arsenal (75) e assume a liderança da Premier League na reta final da competição —e ainda com um jogo a menos que os Gunners.

O Arsenal entra em campo pela 34ª rodada na terça-feira, em clássico contra o Chelsea, e se vencer volta ao primeiro lugar.

Já o City joga na quarta-feira, contra o West Ham, em jogo atrasado da 28ª rodada, podendo retomar a ponta ou até abrir ainda mais distância em relação aos Gunners.

Apesar do recorde histórico, o melhor em campo foi Julian Álvarez. O argentino sofreu o pênalti convertido por Haaland, marcou um gol de placa e foi quem mais deu trabalho para a defesa do Fulham.

O Manchester City chega a 18 jogos de invencibilidade na temporada e à oitava vitória consecutiva na Premier League. A última derrota foi em 5 de fevereiro, para o Tottenham

Julián Álvarez salta para comemorar golaço pelo Manchester City contra o Fulham - Gaspafotos/MB Media/Getty Images - Gaspafotos/MB Media/Getty Images
Imagem: Gaspafotos/MB Media/Getty Images

Como foi o jogo

O Manchester City não perdeu tempo e fez 1 a 0 em apenas três minutos de partida, com Haaland cobrando pênalti. Uma jogada isoladal do Fulham, mal no jogo, terminou em golaço do brasileiro Carlos Vinícius, aos 13', mas Julian Álvarez mostrou extrema categoria e fez prevalecer a superioridade dos Citizens com um gol de placa. Não fosse o goleiro Leno, o City teria ido para o intervalo com vantagem maior.

O Fulham melhorou na segunda etapa e o duelo ficou lá e cá. O City encontrava mais dificuldade para encontrar espaços, como no primeiro tempo, e o jogo ganhou ares de tensão para os Citizens. O time da casa foi ganhando terreno e fez o City, em alguns momentos, colocar os 11 jogadores no campo de defesa. Mas a equipe visitante soube se segurar e ficou mais perto do título.

Lances importantes

É pênalti ! Logo aos 2 minutos, Grealish cruzou, Mahrez ajeitou, Julian Alvarez recebeu na pequena área e foi derrubado pela marcação.

1 x 0, Haaland, 3' do 1ºT. Haaland cobrou no canto esquerdo do goleiro e marcou o seu 34º gol na Premier League, fazendo história.

1 x 1, Carlos Vinícius, 13' do 1ºT. Após longo lançamento para a área de Andreas Pereira, Wilson ajeitou de cabeça e o brasileiro dominou na coxa e soltou a bomba para empatar a partida.

No travessão! Após grande jogada coletiva, Haaland achou Grealish livre na ponta esquerda da área e o camisa 10 finalizou colocado; Leno defendeu e a bola foi no travessão.

2 x 1, Julian Álvarez, 35' do 1ºT. Que golaço! Julian Álvarez recebeu no meio, avançou, deu uma linda finta no marcador e bateu colocado no ângulo, sem chances para Leno.

Andreas Pereira dá susto. Aos 13' da etapa final, o ex-flamenguista saiu de campo de maca com a perna imobilizada depois de uma queda feia em campo. Ele deixou o gramado diante de aplausos da torcida.

Andreas Pereira deixa o campo de maca, com a perna imobilizada, no jogo entre Fulham e Manchester City - Chloe Knott - Danehouse/Getty Images - Chloe Knott - Danehouse/Getty Images
Andreas Pereira deixou o campo de maca, com a perna imobilizada
Imagem: Chloe Knott - Danehouse/Getty Images

FICHA TÉCNICA

FULHAM 1 X 2 MANCHESTER CITY

Local: Craven Cottage, em Fulham (Inglaterra)
Data e horário: 30 de abril de 2023 (domingo), às 10h (de Brasília)
Árbitro: Simon Hooper
Cartões amarelos: Tete (Fulham), Grealish e Ederson (Manchester City)
Gols: Haaland (Manchester City), aos 3', Carlos Vinícius, aos 13', e Julian Álvarez, aos 35' do 1ºT

Fulham: Leno, Tete, Ream (Diop), Tosin e Rosinson, Reed, Palhinha, Andreas Pereira (Daniel James) e Cordova-Reid (Lukic), Carlos Vinicius e Wilson (Solomon). Técnico: Marco Silva.

Manchester City: Ederson, Walker, Stones, Dias, Akanji, Rodrigo, Gundogan, Mahrez (Foden), Grealish, Julián Álvarez (Bernardo Silva), Haaland. Técnico: Pep Guardiola