Topo

Brasileirão - 2023

Suaréz isola pênalti, mas Grêmio vence o Santos na estreia do Brasileirão

João Pedro, do Grêmio, comemora gol marcado sobre o Santos no Campeonato Brasileiro - Maxi Franzoi/AGIF
João Pedro, do Grêmio, comemora gol marcado sobre o Santos no Campeonato Brasileiro Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL

16/04/2023 20h32

Classificação e Jogos

O Grêmio venceu o Santos por 1 a 0 em casa, na primeira rodada do Brasileirão.

    • Grêmio teve mais a bola, enquanto o Santos tentou contragolpear no primeiro tempo.
    • Quando os visitantes conseguiram equilibrar, João Pedro abriu o placar para o Tricolor.
    • Suaréz perdeu um pênalti, isolando a bola no começo da segunda etapa.
    • Santos tomou o controle da partida, mas teve muita dificuldades para criar boas oportunidades.
    • Soteldo foi expulso aos 41' e deixou o Peixe com um a menos nos minutos finais.

    Briga entre torcidas

    A partida aconteceu no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pois o Grêmio foi punido por uma briga contra o Cruzeiro na Série B de 2022 e perdeu um mando de campo.

    No entanto, no intervalo da partida, alguns torcedores do Alvinegro invadiram a área destinada ao time da casa e houve um princípio de confusão na arquibancada, rapidamente contido pela brigada.

    Como foi o jogo

    O Grêmio começou a partida melhor, ficando a bola no campo de ataque e pressionando a saída de bola do Santos. Contudo, o Peixe conseguiu encontrar bons lançamentos para Marcos Leonardo, que não conseguiu limpar a marcação para criar uma chance clara.

    Quando os visitantes estavam crescendo em campo, o Imortal abriu o placar com João Pedro, no final do primeiro tempo. Logo no começo da etapa final, Suárez teve a chance de ampliar em cobrança de pênalti, mas isolou.

    Depois disso, o cenário se inverteu, com o Alvinegro tentando pressionar e o Tricolor se defendendo. Apesar de ficar com a bola, o time paulista teve dificuldades para conseguir concluir a gol e não conquistou o empate.

    Lances importantes

    10 minutos do primeiro tempo. Cristaldo recebeu na lua da grande área com tempo de dominar e escolher o canto para bater. João Paulo fez uma linda ponte, desviando para escanteio.

    28 minutos do primeiro tempo. Lucas Barbosa, que já havia ficado caído no gramado com uma dor no tornozelo, desabou novamente e precisa ser substituído. Soteldo entrou em seu lugar.

    Grêmio 1x0 Santos. Diogo Barbosa cruzou da esquerda, Bauermann afastou e a sobra ficou com João Paulo, que chegou batendo cruzado, de fora da área, para inaugurar o marcador aos 43' da etapa inicial.

    6 minutos do segundo tempo. O VAR achou um toque de Messias em Cristaldo na entrada da área antes e chamou o árbitro ao monitor. Após rever a jogada, Wilton Pereira anotou a penalidade, porém Suaréz pegou muito embaixo da bola e isolou a cobrança.

    16 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, a bola sobra com Ângelo na direita, que cruzou na medida para Bauermann. O zagueiro cabeceou tirando do goleiro, mas Adriel conseguiu se esticar para evitar o empate.

    37 minutos do segundo tempo. Zinho perdeu a bola para Lucas Lima, entretanto se recuperou no lance, desarmou e bateu cruzado, obrigando João Paulo a fazer mais uma grande defesa.

    41 minutos do segundo tempo. Soteldo perde a bola na intermediária e mata a jogada, recebendo o segundo amarelo e, consequentemente, sendo expulso. O atacante havia recebido a primeira advertência três minutos antes, por reclamação.

    Agenda

    O Grêmio volta a campo apenas no sábado (22), às 21h, quando visita o Cruzeiro na segunda rodada do Brasileirão. Já o Santos entra em campo na quinta (20), às 19h, diante do Audax Italiano na Vila Belmiro, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana.

    FICHA TÉCNICA
    GRÊMIO 1 X 0 SANTOS

    Competição: Campeonato Brasileiro - primeira rodada
    Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
    Dia e hora: 16 de abril, domingo, às 18h30 (horário de Brasília)
    Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
    Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
    VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

    Cartões amarelos: Vina, Kannemann, Darlan (GRE); Camacho, Dodi, Soteldo (SAN)
    Cartão vermelho: Soteldo (SAN)
    Gols: João Pedro, aos 43'/1ºT, para o Grêmio.

    Grêmio: Adriel; João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti (Darlan), Bitello, Zinho (André), Cristaldo (Nathan) e Vina (Everton Galdino); Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.

    Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Rodrigo Fernández), Dodi (Bruno Mezenga) e Lucas Lima (Miguelito); Lucas Barbosa (Soteldo), Daniel Ruiz (Ângelo) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann.